No início do ano João, compromissado com a reciclagem, perguntou em qual lixeira poderia jogar as sementes da sua laranja. Esse assunto gerou uma coleção de sementes na sala e um artigo publicado aqui no portal, chamado: “O que uma semente pode germinar?” (24/3/2021).
As investigações continuaram no 1º ano C e muitas sementes germinaram: as crianças expressaram suas ideias sobre a natureza, perceberam a influência da passagem do tempo no desenvolvimento das plantas e constataram a importância dos cuidados com os seres vivos para a preservação do meio ambiente.
Nos momentos de descontração no parque da floresta as crianças também puderam alimentar o coelho, além de plantar e cultivar feijões brancos, pretos e cariocas. Por meio dessas vivências e observações, constataram que cada semente tem seu tempo para germinar e que precisam de cuidados essenciais para se desenvolverem, assim como o coelho, conforme pode se constatar abaixo:
“Eu quero alimentar o coelho com brócolis.” (Maria Clara Vechi, 6 anos)
“As plantas também comem comida?” (Victor Helidonis, 6 anos)
“Vamos colocar os feijões perto da janela porque eles precisam de sol!” (Larah, 6 anos)
“Eles precisam de água.” (Lucca, 6 anos)
“Ontem de manhã fez sol, mas à tarde ficou nublado. Será que hoje vai chover?” (Clara 6 anos)
“As plantas também precisam de delicadeza, cuidado e carinho.” (Luma, 6 anos)
Ainda nesse semestre as crianças puderam vivenciar a plantação de morangos. O tema “o plantio de morangos” partiu de algumas crianças que, durante uma proposta com registro pictórico e escrito, manifestaram a vontade de cultivar morangos.
No dia 11 de junho as mudas de morangos chegaram e foram plantadas.
Helena chegou logo cedo mostrando que tinha trazido morangos para plantar e, em seguida, apareceu a Rafaela com as sementes do morango, dizendo que tirou com uma peneira do suco que bebeu no jantar.
Guimarães, o jardineiro do colégio, chegou em seguida com várias mudas de morangos e explicou para as crianças que o morango que a Helena havia trazido estava pronto para o consumo e que não daria para plantar, já as sementes trazidas pela Rafaela sim, germinariam.
Plantamos mudas de morangos e as sementes de morango trazidas pela Rafaela, agradecemos o Guimarães pela ajuda e retomamos os cuidados que deveríamos ter com o cultivo. Estabelecemos que iríamos regar as plantações todas as quartas e sextas-feiras.
Durante as nossas observações e cuidados com as plantas lembramos que sairíamos de férias em breve e as crianças foram questionadas sobre como faríamos para cuidar dos morangos neste período.
João rapidamente levantou as mãos sinalizando que queria muito falar, e perguntou:
“Prô, você vai viajar nas férias? Porque se você não for viajar, você pode vir molhar os morangos.”
Respondi que ainda não sabia se viajaria e se eles teriam outras alternativas para cuidar do morango neste período de férias.
Rafael Curaça disse: “A chuva pode molhar!”
Estabelecendo um diálogo com Rafael Curaça, Clara o questiona: “Mas e se não chover?”
Isadora lembra da função social da escrita e do correio da sala e diz: “Eu tive uma ideia! Podemos escrever uma cartinha para o Guimarães e pedir para ele molhar para gente.”
Maria Clara complementou dizendo: “Pede para ele gravar um vídeo para gente e nos enviar.”
Helena logo se prontificou a escrever a cartinha e desta forma o 1º ano C demonstrou autonomia na tomada de decisão, organização do pensamento e responsabilidade com o cultivo do morango, além de estabelecer várias conexões importantes diante das complexidades das aprendizagens.
Agora só nos resta saber se o Guimarães poderá molhar nossos morangos no período de férias.
Alunos do 1º ano C
Professora Thaís Paiva
Assistente de sala: Jackeline Sousa
Fotos de Tatiane Gonçalves e Thaís Paiva
Coordenação: Márcia Nielsen