A segurança na rede elétrica é um importante assunto a ser tratado com as crianças nas mais diversas faixas etárias e, no 5º ano, não seria diferente. A autonomia dos estudantes nessa faixa etária, dos 9 aos 11 anos, pode aumentar os riscos de acidentes e consequências graves se não forem esclarecidos os principais perigos e cuidados que devemos ter com a rede elétrica.
Você sabia que, segundo a Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, ao observar os dados coletados nos primeiros seis meses de 2021, há uma tendência de aumento dos acidentes e incêndios envolvendo a rede elétrica comparada ao mesmo período do ano passado? Muitas pessoas negligenciam os cuidados básicos quando realizam reformas e manutenções ou, ainda, não contratam pessoas especializadas para a realização de reparos na rede elétrica.
Garantir segurança com o uso da rede elétrica, contribuindo com a diminuição dos acidentes, foi o objetivo dos estudos do 5º ano no 2º bimestre. As crianças aprenderam sobre os cuidados necessários cotidianamente com a rede elétrica e descobriram que precisam estar sempre alertas.
Reconhecendo a importância do tema e com o objetivo de compartilhar e divulgar as aprendizagens realizadas, os estudantes aceitaram o desafio de criar um fôlder sobre segurança na rede elétrica, explicando o que é eletricidade e como proceder ao utilizar a rede.
“Achei bom estudar sobre esse tema, porque além de sabermos a importância da segurança na rede elétrica, aprendemos a lidar com cada uma das situações de perigo, o que fazer e como nos prevenir de acidentes”. Aluna Marina Augusta R. Silva
Liliane Maria Oliveira, professora do 5º ano