Projeto Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável e em quantidade adequada contribui para o aprendizado. Alguns alimentos estimulam a memória, o raciocínio e ajudam até a melhorar a concentração e a equilibrar o humor.”
Nutricionista Josiane Braun

Durante o mês de março nossa missão foi fazer com que as crianças descobrissem  a importância da alimentação saudável.

As turmas do 1º ao 6º ano aprenderam sobre os procedimentos que devemos adotar ao chegar no ambiente das refeições, a postura à mesa e a composição do prato e seu benefício a partir das escolhas que fazemos para comer.

Realizamos uma visita à cozinha da GRSA e os alunos foram apresentados aos ambientes e profissionais que trabalham na mesma. Eles visitaram a dispensa e observaram o processo de armazenamento e temperatura ideal de alguns alimentos. Em outro momento, apresentamos os rótulos e os questionamos sobre a necessidade de prestar atenção em cada informação. O grupo entendeu a importância de cada componente descrito nos produtos.

Na última semana, depois que passaram por todo o aprendizado, todos vivenciaram um momento no “Mercado da Felicidade”, que foi além da importância da alimentação saudável. Os grupos compreenderam um pouco sobre o sistema monetário e aprenderam sobre o valor dos alimentos, estratégias e lista de compras para serem levadas ao mercado. Cada grupo recebeu um valor simbólico para fazer a compra e decidir a quantidade correta para poder cozinhar.

Convidamos o chef Bruno Peralta, da GRSA, e com ele foi montado um mercado na sala. Após a divisão das turmas em grupos mistos, os alunos realizaram as compras dos itens constantes em cada lista de compras. Após finalizarem, foram à Cozinha Experimental e tiveram uma grande experiência ao presenciar a manipulação e processo de cozimento das receitas, quando o próprio chef cozinhou diante de todos utilizando os alimentos escolhidos pelos alunos. No final da vivência, foi o momento esperado da degustação do prato principal e o suco de laranja com couve.

Monitoras Mariana Santos e Neide Souza
Assistentes Natalia Cipriano e Vera Lucia Andrade