As brincadeiras fazem parte do aprendizado e do desenvolvimento das crianças. Por meio delas as crianças podem reproduzir seu cotidiano, usar sua criatividade, comunicação e imaginação, estabelecendo aprendizados para a vida toda de forma leve.
Com o intuito de resgatar as brincadeiras antigas, apresentamos aos alunos do 1º e 2º ano do Período Complementar o projeto “Brincadeiras tradicionais”. As crianças têm vivenciado momentos de muita diversão e aprendizado que, além de promoverem o resgate cultural, exercitam diversas habilidades essenciais para o desenvolvimento delas, incentivando-as a compartilhar suas próprias experiências e conhecimentos culturais e familiares.
Dentre as brincadeiras apresentadas, uma das escolhidas foi bolinha de gude. Com todos sentados em roda, conversamos com as crianças sobre a origem da brincadeira.
Quem já brincou de bolinha de gude?
“Eu brincava quando era muito pequena, mas não lembro direito.”
Rafaela Marchioro
“Eu já brinquei! A gente tem que fazer um círculo no chão e acertar as bolinhas com um ‘peteleco’.”
Gabriel Mamede
“Eu já joguei em casa com meu pai.”
Matheus Gelezolo
Gabriel demonstrou aos colegas como se joga, e logo os demais se sentiram encorajados e mostraram também sua maneira de brincar. Permitimos inicialmente que brincassem livremente. Em seguida, desenhamos juntos os círculos, triângulos e linhas no chão, e as crianças colocaram em prática o que sabiam, sendo desafiadas a jogar de novas maneiras.
Após brincarem e trocarem ideias e descobertas, pedimos que registrassem a brincadeira e compartilhassem os aprendizados que ela trouxe para cada um.
“Aprendi a fazer o ‘peteleco’ com o dedo.”
Lis Almeida
“Aprendi a esperar a vez do outro.”
Beatriz Campos
“Que a gente precisa ter mira e concentração.”
Clara Okopny
“Aprendi sobre mira, paciência e concentração.”
Rafaela Marchioro
“Que a gente tem que prestar atenção e esperar a vez do colega.”
Valentina Almeida
“Eu aprendi uma nova técnica de jogar a bolinha com o dedinho.”
Matheus Gelezolo
As brincadeiras tradicionais são essenciais para o desenvolvimento infantil, pois resgatam memórias culturais e promovem a aprendizagem de forma lúdica. Elas ajudam na formação integral da criança, estimulando habilidades sociais, motoras e cognitivas, além de fortalecerem a criatividade e a interação social.
Neide Souza, Monitora do Período Complementar
Lília Cavalheiro, Assistente do Período Complementar