Contexto com novos alimentos
Na jornada do Infantil I do Período Complementar da tarde realizamos o Projeto Alimentação Saudável, cujo objetivo é promover a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. Planejamos atividades diárias que incentivam as crianças a experimentarem os alimentos presentes em sua dieta e a descobrirem novos alimentos.
Organizamos no refeitório um contexto com diversos alimentos dispostos de diferentes maneiras: crus, cozidos, inteiros e cortados, para que as crianças possam explorá-los livremente. A disposição dos alimentos permite que as crianças observem suas formas, tamanhos, cores e texturas dos alimentos naturais.
Essa experiência estimula o olfato, o tato e o paladar, permitindo que os pequenos apreciem de forma positiva alimentos que muitas vezes são rejeitados durante as refeições.
A curiosidade em descobrir o que está ao redor deles abre caminho para momentos de diálogo e diversão, tornando a experimentação algo espontâneo e prazeroso.
Enquanto as crianças socializam, surge um questionamento.
Manuela Marques: Esse verdinho é alface.
Ana Beatriz: É mesmo.
Benício Borges: Não é, não. Alface não é tão pequena assim.
Aurora: Não tem gosto de alface.
Alice: Essa folhinha (manjericão) tem um cheirinho gostoso.
Benício continua afirmando que coentro não é alface mesmo sem saber o nome, identificando apenas o formato.
Benício Borges: Prô Marta e prô Maria, o que é?
Assistente Maria Aurisdane: Coentro.
Benício Borges: Ah, eu só gosto para preparar outras coisas.
Monitora Marta: Não, minha vó que prepara outras coisas.
Monitora Marta: Quais coisas?
Benício Borges: Comidinha.
Manuela Marques: Não tem cheiro. Só ficou na mão.
A elaboração de teorias provisórias sobre o que até então é desconhecido permite que as crianças desvelem e experimentem no exercício da ação o mundo que as cerca.
Monitora Marta Cunha
Assistente Maria Aurisdane Castro