Para incentivar o repertório cultural das crianças, aguçar seus sentidos e promover a descoberta de sabores e cores, foi organizado na Casa da Árvore um contexto investigativo para o 1º ano do Período Complementar, com folhas de louro, hortelã, manjericão, alecrim, curry, chimichurri, açafrão, orégano, páprica doce e anis estrelado.
“É tempero?” – Gustavo Schulz
“Eu não faço a mínima ideia.” – João Lucas
Salvatore experimenta – um ato que convida seus amigos a saborearem.
“Hum, esse é bom.” – Theo experimentando o orégano.
João Lucas pega a folha de manjericão, come e mexe a cabeça em aprovação.
Convido os alunos a explorarem os demais materiais. Gustavo Schulz pega o lápis e a prancheta, vai até a mesa e começa a desenhar observando os detalhes.
“Olha, esse tempero é igual ao que tem na mesa!” – Gustavo Vicente aponta a figura colada na parede.
“Peguei uma estrela do mar. O cheiro é meio a meio, nem tão bom e nem tão ruim.” – Salvatore cheira o anis estrelado.
“Esse é ruim e apimentado.” – Enrico prova o tempero fazendo careta.
João Lucas molha o dedo, coloca a páprica doce na boca e diz espantado:
“Gente, gente, o tempero coloriu o meu desenho. Fantástico!”
Admirado, ele explica ao Gustavo Vicente sua descoberta e incentiva os colegas a novas conquistas.
A organização do contexto investigativo com temperos instigou as crianças a explorarem de forma a aguçar a percepção de cada especiaria e a estética do ambiente favoreceu a maneira de se organizar para registrar suas percepções no papel.
Kátia Azoni, Monitora do Período Complementar
Rebeca Xavier, Assistente de sala