A descoberta da escrita
Os jogos de adivinhação são ferramentas que auxiliam no desenvolvimento da capacidade de compreensão e análise da escrita no processo de alfabetização. Nesse contexto de aprendizagem, o uso de letras móveis permite que as crianças se arrisquem a escrever.
A nossa proposta começa com uma roda de conversa, levantando o conhecimento dos alunos sobre o que é uma adivinha. As crianças ficam curiosas para descobrir o que iremos fazer.
Rafaela: Prô, vamos brincar de quê?
Monitora: De adivinhas! Vocês sabem o que são adivinhas?
Mariana: É tipo um jogo de “o que é, o que é”!
Iniciamos a leitura das charadas e quem acertava escrevia a resposta do seu melhor jeito, fazendo uso das letras móveis. A cada acerto, fica nítida a alegria e empolgação de quem está fazendo novas descobertas, aprendendo e se divertindo.
Mesmo diante de palavras que podem parecer um pouco mais complexas aos olhos dos adultos, as crianças se desafiam a escrever e a ler, demonstrando o quanto são potentes. Diante das letras, Gabriel demonstra que a cada passo dado, avança nos objetivos propostos pela atividade.
Gabriel: Prô, olha, escrevi “toalha’!
Monitora: Lê para mim, Gabriel.
Gabriel: Toala!
Monitora: É isso mesmo? É to-a-la ou to-a-lha?
Gabriel: É toalha.
Monitora: E o que falta?
Gabriel: O lha?
Monitora: E como faço o lha?
Gabriel: L-h-a. Não, prô. Está faltando um H!
Ele logo foi à procura da letra que estava faltando e completou a palavra.
As crianças se arriscam a escrever os nomes das professoras e dos outros colegas, ajudando-se mutuamente e demonstrando o quanto se sentem encorajadas quando estão discutindo com os amigos.
Quando a criança participa de jogos e brincadeiras, depara-se com diversas situações-problema relacionadas a diferentes assuntos. Esses momentos mobilizam a criança a buscar soluções para sanar os desafios evidenciados diante dela, desenvolvendo a sua aprendizagem de forma significativa. As letras móveis são um recurso que possibilita às crianças expressarem suas hipóteses de escrita ao reconhecimento das letras e dos sons na formação das palavras.
Neide Souza, Monitora
Vera Lucia Andrade, Assistente