Cada uma das quatro velas da Coroa de Advento tem um significado importante.
Este tempo é tempo especial de alegre expectativa, pois estamos às vésperas do parto humano-divino.
Primeiro domingo – roxo – 27 de novembro: A primeira vela é a “Vela da Esperança”.
O que é Esperança? Esperança significa que cremos fortemente naquilo que estamos esperando sempre: Deus conosco!
Segundo domingo – 4 de dezembro – A segunda vela é a “Vela da paz”.
O que é Paz? Paz significa que não é tão importante ganhar ou ser melhor pelas armas, pelo poder ou pelo dinheiro. Quem anda armado rompe com a verdade de Jesus. O decisivo é estar ligado e ajudar-nos uns aos outros.
A terceira vela é a “Vela da Alegria”. O que é a Alegria? Alegria é como o sorriso interior, o mais profundo dentro de nós, porque sabemos que Deus é bom para conosco e que cristianismo deve rimar com felicidade. E só podemos ter alegria quando também somos capazes de propagar a alegria.
A terceira vela têm uma cor mais alegre (Gaudete), o rosa ou róseo, para distingui-la das outras mais sóbrias.
Quarto domingo – 18 de dezembro – A quarta vela é a “Vela do Amor”. O que é Amor? Dispor-se a amar o outro como a si mesmo. Alegrar-se com a alegria dos irmãos e crer nos sonhos de um novo amanhecer. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas, que anunciam o reino de justiça, paz e amor. Aqui sentimo-nos às portas do grande acontecimento do nascimento de Jesus.
Encontro da Catequese – Mês Vocacional
Durante o mês de agosto, a Catequese de 1ª Eucaristia vivenciou uma jornada de reflexão sobre o chamado de Deus e as diversas formas de vocação.