“É importante que nosso educando (…) seja agradecido pelo que recebeu e comprometido com o que pode oferecer à história de seu tempo.”
Projeto Educativo do Colégio Emilie de Villeneuve,
pág 21
O ingresso no Ensino Médio exige uma organização da dinâmica de estudos considerando a carga horária e os novos componentes curriculares. É necessária uma nova rotina para se dedicar a aprendizagens mais complexas e conteúdos desafiadores.
Todas as semanas grupos de estudo se reúnem para que um aluno-tutor colabore com o ritmo de aprendizagem de outros alunos-tutorados. É isso mesmo! Alguns aprofundam seus conhecimentos ensinando e outros têm a chance de aprender com a ajuda de seus colegas.
Esta aprendizagem colaborativa em um horário extraclasse demanda a disponibilidade do jovem tutor para ajudar seus colegas a desenvolver a autonomia acadêmica, aprendendo estratégias eficientes de estudo. Desta forma, todos se tornam mais autônomos, confiantes e preparados para as próximas etapas da vida acadêmica.
“Sou aluna nova no colégio, então o professor Fábio, que media a Tutoria, me indicou para fazer parte do projeto. Tem sido muito proveitoso, porque eu consigo aprofundar conteúdos e estou aprendendo outras formas de estudar. Está me ajudando muito a me adaptar à escola e ao processo de avaliação do Emilie.” – Rafaela Silva, aluna-tutorada
“Mediar o conteúdo de aula para meus colegas pode ser bem desafiador, mas penso nisso como um incentivo. Nos componentes em que os alunos costumam ter mais dificuldade, eu procuro focar mais, porque sei que meus tutorados vão querer rever estas matérias. Ajudando outros alunos, eu também me ajudo durante o processo. Eu não sabia se iria dar conta, levando em consideração o novo Ensino Médio, os horários e as provas. Mas percebi que a Tutoria pode me preparar para a faculdade, que será um diferencial.” – Ana Luisa Pulici, aluna-tutora
“Minhas notas não estavam muito boas. Então quando eu soube do projeto, achei que era necessário fazer parte. Eu não tinha tanto contato com os colegas que fazem parte do meu grupo, mas agora já estou criando um laço mais forte. Sinto que a Tutoria vai me ajudar a aprender muito.” – Lucas Thomaz, aluno-tutorado
“Tirar dúvidas em sala de aula, na frente de todo mundo, pode causar muito nervosismo e ansiedade. Quando estamos conversando em um grupo menor, de igual para igual, os alunos-tutorados se sentem mais à vontade. Eu sempre quis ser professora, desde pequena. É ótimo ter o reconhecimento de meus professores quanto a minha capacidade e a oportunidade de ajudar meus colegas.” – Laura Margon, aluna-tutora