Este ano, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Emilie de Villeneuve leram o livro “The taming of The Shrew”, de William Shakespeare, e então foram desafiados a escrever cenas inspiradas na obra, modernizando a história. Em seguida, os alunos se dividiram em 5 grupos, sendo eles: atores, figurino, maquiagem, cenário e marketing e se prepararam durante semanas para a apresentação, que aconteceu no auditório do Colégio Emilie no dia 8 de outubro.
A noite se iniciou com falas da coordenadora do Ensino Médio, Marizilda Escudeiro, e da professora Caroline, que chamaram a apresentação de “uma noite de celebração da literatura”, e apresentaram ao público a peça original de William Shakespeare. A apresentação foi repleta de diferentes emoções, expressões e reações que trouxeram para o público alegria, confusão e comédia. A peça teve uma boa recepção pelo público, que riu durante a apresentação inteira. Além das atuações, as equipes técnicas também tiveram um ótimo desempenho e fizeram um trabalho impecável com as luzes, maquiagens e figurinos.
Brigas, polêmicas, lutas e traições foram apresentadas, e as aparições inesperadas de um cantor, um mandrake e até mesmo do ministro Alexandre de Moraes surpreenderam a todos! Na plateia percebeu-se que as cenas favoritas foram quando Bianca, interpretada pelo aluno Miguel Lemos, cantou a música “A Thousand Miles”, de Vanessa Carlton, e quando Petruchio, interpretado por Felipe Crivari, apareceu e se apresentou ao pai de Katherine.
Após o final da apresentação, alguns espectadores se expressaram e, através de entrevistas, ouvimos elogios como: “muito legal”, “atual”, “divertida”, “engraçada”, e comentários relacionados ao desempenho e determinação dos alunos, através da dinâmica e participação de todos.
Além da peça, os alunos da 2ª série do Ensino Médio também fizeram sua apresentação, mas através de antologias poéticas feitas pelos próprios alunos individualmente. Antologias são apresentações expressivas para retratar temas específicos, feitas de diversas formas pelos estudantes, como cartazes, teatros, maquetes entre outros. As antologias estavam muito bem feitas, mostrando a vontade dos alunos da 2ª série ao falar sobre temas sérios, como autoestima, amor, depressão e sentimentos. Os pais, que conseguiram vê-las antes e depois da peça, elogiaram muito, novamente demonstrando o ótimo desempenho dos alunos do Emilie em uma noite tão importante de celebração da literatura.
Benício Patrick e Cauã Chingotte, alunos da 1ª série B
Literature in Concert
This year, the 1st year high school students of Colégio Emilie de Villeneuve read the book “The Taming of the Shrew” by William Shakespeare, and then were challenged to write scenes inspired by the work, modernizing the story. The students then split into five groups: actors, costumes, makeup, scenery, and marketing, and prepared for weeks for the presentation, which took place in the auditorium of Colégio Emilie on October 8th.
The evening began with speeches from the high school coordinator Marizilda Escudeiro and teacher Caroline, who referred to the presentation as “a night of celebration of literature,” introducing the audience to the original play by William Shakespeare. The performance was filled with different emotions, expressions, and reactions that brought joy, confusion, and comedy to the audience. The play received a warm reception, with the audience laughing throughout the entire performance. In addition to the acting, the technical teams also performed excellently, doing an impeccable job with the lights, makeup, and costumes.
Fights, controversies, struggles, and betrayals were presented, and the unexpected appearances of a singer, a mandrake, and even Minister Alexandre de Moraes surprised everyone! In the audience, it was noted that the favorite scenes were when Bianca, played by student Miguel Lemos, sang the song “A Thousand Miles” by Vanessa Carlton, and when Petruchio, played by Felipe Crivari, appeared and introduced himself to Katherine’s father.
After the performance, some audience members expressed their thoughts, and through interviews, we heard praises such as: “Very cool”, “Relevant”, “Fun”, “Funny”, and comments regarding the performance and determination of the students, highlighting the dynamics and participation of all.
In addition to the play, the 2nd year high school students also made their presentation, but through poetic anthologies created individually by the students. Anthologies are expressive presentations that portray specific themes, made in various forms by the students, such as posters, plays, models, among others. The anthologies were very well done, showcasing the 2nd year students’ willingness to address serious themes such as self-esteem, love, depression, and feelings. The parents, who managed to see them before and after the play, praised them greatly, again demonstrating the excellent performance of the Emilie students on such an important night celebrating literature.
Benício Patrick and Cauã Chingotte