Jornada de Profissões no Emilie | 2023

“Essa proposta de uma Jornada de Profissões é muito interessante. Na idade em que estamos, decidir o que vamos fazer no resto de nossas vidas pode ser algo muito complicado e demorado. Eu já tinha uma noção do que ia fazer, mas com essa palestra já tomei minha decisão. Vou ser engenheiro mecânico.”
Heitor Teixeira, 9º ano

Sonhos, expectativas, propósito e protagonismo. A todo momento fazemos escolhas.

Muitas são as etapas dentro dos projetos do Colégio Emilie para auxiliar nossos jovens nos anos que envolvem a tão importante decisão por uma carreira. Uma delas é a Jornada de Profissões.

Marizilda Oliveira, Coordenadora Pedagógico-Educacional, abriu a semana do evento com uma provocação: Vamos nos dar o direito de pensar no nosso futuro.

Recebemos Roberto Hirsch, Mestre em Psicologia e Consultor em Desenvolvimento Humano, para três momentos de reflexão com alunos do 8º ano à 3ª série, com palestras cujos temas foram escolhidos pelos próprios jovens.
– 8º ano: Como cuidar das minhas emoções em situações de mudança
– 9º ano: Construindo minha carreira já no banco escolar
– Ensino Médio: Me preparando para o vestibular: como ser protagonista e não vítima

O ciclo de palestras, um dos dias mais aguardados do evento, contou com profissionais de 22 áreas diferentes, todas também escolhidas pelos alunos. Neste dia recebemos ex-alunos, pais de alunos e professores de universidades que doam seu tempo para partilhar suas vivências e esclarecer dúvidas sobre a trajetória acadêmica e atuação no mercado de trabalho.

“Esse ano eu me inscrevi em palestras que eu não necessariamente tenho interesse em atuar futuramente. No entanto, todas atingiram minhas expectativas.”
Anni Barsuglia, 1ª série

Este ano recebemos profissionais de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Biomedicina, Ciências da Computação, Cinema e Audiovisual, Design de Games, Design de Interiores, Design de Moda, Direito, Economia, Educação Financeira, Educação Física, Engenharia Mecânica, Jornalismo, Marketing, Medicina, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Relações Públicas. E os alunos do 9º ano e Ensino Médio podem se inscrever em três palestras a cada ano, se aprofundando naquilo que já têm interesse e também aproveitando para conhecer novas áreas.

“Adorei o evento. As palestras foram incríveis e os palestrantes muito informativos e profissionais. Nenhuma das palestras me entediou. Pelo contrário, prenderam a minha atenção e trouxeram informações que eu não sabia que eu precisava, mas que fico feliz em ter aprendido. Agora acho que tenho um pouco mais de conhecimento sobre as profissões que me interessam.”
Livia Coutinho, 9º ano

Os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos tiveram uma vivência relacionada ao curso de Enfermagem e uma palestra que explorou a experiência nesta área e em Radiologia e Estética.

E encerrando a semana da Jornada de Profissões, a 2ª série viveu “Um dia de universitário na USP”, um estudo de meio com visita à Escola de Comunicação e Artes, à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, à Faculdade de Odontologia, ao Instituto de Química, ao Instituto Oceanográfico entre outros.

Para proporcionar uma experiência significativa aos nossos alunos, a Jornada de Profissões é feita para os jovens e com os jovens. A atuação dos alunos representantes de classe é essencial para a boa organização do nosso ciclo de palestras, desde a pesquisa das áreas de interesse de suas turmas até o dia do evento, com a recepção dos profissionais convidados, controle de presença dos alunos e logística para que todas as palestras aconteçam de acordo com a programação. Um trabalho incrível, que mostra toda a maturidade no papel de liderança e empatia que eles exercem.

“A responsabilidade que recebemos não é só uma atividade para ser feita no dia, mas fortalece nossa autonomia, acaba se tornando parte da Jornada, algo que vai nos ajudar na formação pessoal e na comunicação. Nesse ano, junto com outros alunos da terceira série, tivemos a missão de coordenar a recepção e condução dos palestrantes e das palestras. Além de um processo muito divertido, adoramos ter recebido e concluído essa tarefa que tenho certeza que será muito importante para nossa formação.”
Gabriel Gallego, 3ª série

Para saber mais sobre o Ensino Médio no Colégio Emilie, acesse o e-book Ensino Médio – Formação para a vida!: https://www.colegioemilie.com.br/e-book-ensino-medio-inovador/