Empreendedorismo sustentável e solidário

Jovens empreendedores do Colégio Emilie transformam ideias em projetos de impacto social e sustentável!

No dia 5 de outubro, durante o grande evento Emilie em Foco, o Colégio Emilie foi palco da tão esperada apresentação final do projeto interdisciplinar “Empreendedorismo Sustentável e Solidário”, uma iniciativa que reuniu a criatividade e o comprometimento de nossos estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Ao longo do desenvolvimento do projeto, os estudantes  tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos em marketing, gestão financeira e administração, criando empreendimentos que visam a sustentabilidade e o impacto social.

Durante o evento, 14 empresas idealizadas pelos estudantes sob a orientação dos professores foram avaliadas por uma comissão de jurados especializados, e quatro delas se destacaram, sendo premiadas nas categorias Sustentável, Social, Empreendedora e pelo Voto Popular.

Avaliadores presentes elogiaram a qualidade e a originalidade das propostas apresentadas:

“Todos os projetos estavam muito bem estruturados, pensando no mercado consumidor do produto. Alguns grupos avançaram um pouco mais, mostrando a planilha financeira e uma boa visão de mercado. As empresas estavam bem preparadas para fazer seus PITS de avaliação. Parabéns aos professores que ajudaram com maestria a estruturar as apresentações. Parabéns ao colégio, aos alunos e a comunidade que com certeza se beneficiará de certa forma destes projetos, que serão relevantes no futuro na formação desses jovens. Eles levarão esta experiência para a vida, sendo agentes de transformação por onde caminharem, sendo empreendedores dos seus próprios negócios ou nas empresas onde atuarão no mercado de trabalho.”
Elisabete Fernandes, Consultora de Empreendedorismo e Inovação do SEBRAE

Luciana Quintão, autora do livro Inteligência Social e uma das juradas presentes no evento, junto com Vanessa Godoy, destacaram o quão interessante estavam os projetos e disseram que “ficaram encantadas!

As empresas foram premiadas durante o intervalo do dia 16 de outubro e o resultado foi:

Melhor empresa: Gatolete
Melhor empresa de ação sustentável: Embio
Melhor empresa de ação solidária: Veritá
Voto do público: Hidrolife

Sobre a importância do projeto para a formação acadêmica, Maria Claro Trigo, uma das representantes da empresa Embio, comenta que participar do projeto foi fundamental para auxiliar na formação de uma mentalidade sustentável e voltada para o cenário mercadológico, uma vez que identificar uma lacuna em algum setor e conseguir preenchê-lo de maneira ética, tanto ambiental quanto social, é um trabalho complexo e que envolve inúmeras discussões quanto à acessibilidade do produto e da empresa.

Com relação a ser avaliado por uma comissão julgadora qualificada, Vitor Freitas, da empresa Veritá, disse que os “avaliadores foram muito respeitosos e ajudaram a deixar a avaliação mais leve, buscando entender o nosso projeto e como tínhamos ciências do que estávamos falando e fazendo. Deu tudo certo!”

Luan Sampaio, um dos membros da empresa Gatolate, eleita como a melhor empresa empreendedora, diz que “foi possível desenvolver várias habilidades que serão úteis para o futuro, tais como trabalho em equipe, expressão criativa, desenvolvimento de ideias, técnicas de persuasão, pensamento crítico, retórica em ambientes públicos, competitividade, responsabilidade social e ambiental”.

Já Nicole Afeltro, da empresa Hidolife, diz que “nos sentimos muito lisonjeadas em ter ganho o prêmio de empresa mais votada pelo público, fruto da importância que demos ao produto apresentado e à imagem que desejávamos passar para os futuros clientes. Agradecemos imensamente ao público pelos votos e pelo interesse no produto. Criamos um sentimento de orgulho, pois cumprimos nosso papel como empresa”.