icone whatsapp

Pré-iniciação científica

Pré-iniciação científica

Alunos da 3ª série impressionam com projetos de pré-iniciação científica de alto nível!

No dia 5 de outubro, durante o evento Emilie em Foco, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Emilie participaram da culminância do projeto de Pré-Iniciação Científica, apresentando suas pesquisas em forma de pôsteres acadêmicos. O projeto, que tem início no final da 2ª série do EM, envolve a escolha de um tema de interesse e a orientação de um professor. Ao longo do ano, os estudantes desenvolvem uma pesquisa, escrevem um artigo cientifico, e no evento final, sintetizam suas descobertas em um pôster.

Os 11 professores avaliadores externos, todos com ampla experiência no ensino superior, ficaram impressionados com o alto nível dos trabalhos apresentados. O Prof. Dr. Marcel Moura, um dos avaliadores, comentou:  “O alto nível dos alunos é impressionante, fruto do empenho deles e, certamente, da qualidade do ensino no Colégio Emilie. Foi um prazer imenso participar.” 

Já a Prof.ª Dra. Laura Cuvello comenta que “os estudantes, orientadores e toda a equipe acadêmica do Colégio Emilie estão de parabéns pela excelência dos trabalhos de pré-iniciação científica deste ano. Com temas diversos e literatura atualizada foi possível constatar o envolvimento de todos. Demonstraram segurança e linguagem adequada nas apresentações, fato que facilitou muito a comunicação e entendimento das temáticas. Enfim, foi uma manhã muito prazerosa na qual podemos ensinar e aprender também com esses jovens promissores”

Durante o evento, os alunos que se destacaram em cada grupo orientado foram premiados por seus respectivos professores. A diversidade e profundidade dos temas mostraram o compromisso dos estudantes com a pesquisa científica e seu potencial para enfrentar desafios na vida acadêmica no ensino superior.

Sobre a importância do projeto para sua formação, a aluna Rafaela Silva reforça que “a pré-iniciação científica nos permite ter uma autonomia como verdadeiros pesquisadores. Esse é um momento para aprender a pesquisar e organizar suas ideias da melhor forma possível. Com isso, é uma experiência importante para ser levada ao ambiente universitário, tendo em vista que te capacita a encontrar soluções para determinadas problemáticas encontradas em múltiplas áreas de estudo.”

Para Amanda Procópio, “a parte mais desafiadora da minha pré-iniciação científica foi a busca de dados por conta do extenso leque de informações relacionadas ao meu tema. Desse modo a investigação incessante sobre o tema fez com que eu superasse os desafios e concluísse a pesquisa chegando no meu objetivo.” 

Com relação ao apoio e incentivo dos professores orientadores, Aline Nascimento destaca que “o apoio da minha professora orientadora foi essencial. Toda a experiência e conhecimento que me foram passados, além das discussões e questionamentos em nossas reuniões, me levaram à versão final da minha pré-iniciação. Ninguém seria capaz de entregar trabalho tão bem feitos e com tanto conhecimento, sendo essencial o encaminhamento, as sugestões viáveis e os ensinamentos de um professor.” 

Sobre a motivação para o desenvolvimento da pesquisa, Thiago Toma comenta que “o que mais me motivou a apresentar meu projeto da pré-iniciação foi a possibilidade de realizar uma pesquisa científica sobre um tema que eu gosto. Minha pré-iniciação ‘O cinema como expressão social e emocional’ me fez buscar mais conhecimento de uma área que desejo atuar no mercado de trabalho desde criança, então a produção do artigo em si já me motivava a pesquisar e encontrar informações cada vez mais interessantes”. 

Com relação à apresentação para avaliadores externos, Guilherme Franzoni diz: “me senti muito confiante e entusiasmado, pois havia me preparado bastante para aquele momento e sabia que iria conseguir dar o meu melhor e mostrar a todos o trabalho que realizei ao longo do ano”.

O projeto reafirma o compromisso do Colégio Emilie em promover uma educação de excelência, que valoriza a pesquisa e o conhecimento como pilares fundamentais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus alunos.

Para conhecer um pouco mais sobre os trabalho que foram apresentados ao público no evento, clique nos temas:

Aluno

Tema

Alexandre Araújo

Algumas causas de suicídio ao longo do tempo

Alice Jonen

Booktop: O impacto dos influenciadores digitais nos novos hábitos de leitura na vida dos adolescentes

Alice Santos

De onde vem todo esse brilho? Considerações sobre a influência midiática no comportamento das pré-adolescentes 

Amanda Procópio

O ensino nas escolas públicas no Brasil e sua relação com o ingresso de estudantes no ensino superior

Ana Clara Rodrigues

O consumo de pornografia digital por adolescentes: uma investigação sobre efeitos neurológicos e relações interpessoais 

Ana Luisa Pulici

Estudo do uso de alimentos processados durante a adolescência e das alergias associadas ao uso de corantes 

Caio Pfeilsticker

Teologia do domínio: Construção do discurso político-religioso em comunidades evangélicas brasileiras 

Daniel Augusto

Estudo das propriedades farmacológicas de fácil acesso utilizadas em doping esportivo de forma involuntária

Ester Souza

As políticas para o território urbano e as desigualdades socioespaciais 

Fabrizio Ianni

O esporte como alternativa não farmacológica no tratamento do Alzheimer e Parkinson 

Fernanda Nascimento

As séries das plataformas de Streaming: a linguagem que influencia o comportamento dos jovens 

Gabriela Federici

Desafios e oportunidades: o declínio populacional em cidades pequenas no Canadá 

Guilherme Sousa

Intervenções não farmacológicos para tratamento de Alzheimer e Parkinson 

Guilherme Martins

Energia Wireless: da divisão de Nikola Tesla à revolução tecnológica contemporânea 

Henrique Rioli

Marte: Ciência e cinema

João Pedro Gobbato

A representação da teoria dos estados da física quântica em obras cinematográficas distintas 

João Pedro Correia

Estudo de técnicas de produção de plásticos biodegradáveis e os benefícios de sua utilização em comparação com os convencionais 

João Tedaldi

A presença da arquitetura romana em São Paulo na contemporaneidade 

Julia Angelino

Estudo da ação de regeneração do concreto pela ação de bactérias gram-positivas retiradas do solo

Juliana Di Caprio

Acidentes automobilísticos em jornais digitais: fatos noticiados entre Espanha e Brasil 

Laura Margon

“Cuba and the cameraman” e o embargo a Cuba 

Letícia Moreira

Viabilidade e desafio da teoria unificada das forças

Luana Nóbrega

Produção e edição de um livro de poemas. Água de poesia 

Lucas Turassa

Como jogos, imagem e o som ajudam no tratamento de pessoas com transtorno déficit de atenção (TDAH) 

Manuela Baraldi

“Central do Brasil” – A influência do soft power estadunidense no cinema 

Marcela Martins

Compreendendo o complexo de Édipo e suas implicações durante a adolescência 

Maria Clara Gonçalves

A indústria da música e a implementação do soft power estrangeiro na cultura brasileira 

Nathália Burnett

O impacto da indústria cinematográfica no mercado da moda: análise dos filmes “Cleópatra” e “O Diabo Veste Prada” 

Pedro Henrique Carvalho

Transição automotiva no Brasil: Desafios Econômicos e superando resistências na adoção de veículos híbridos e elétricos

Pedro Martins

A história do petróleo e da dependência petrolífera do Equador 

Pietra Patini

“Coco Chanel: Entre a admiração e o desprezo”

Rafael Longhin

A influência da Varig na evolução da aviação comercial brasileira 

Rafaela da Silva

A representatividade das mulheres nas produções acadêmicas e cargos de liderança nas ciências exatas e tecnologia no século XXI 

Raphael Sakamoto

A iniciativa do cinturão e rota como um novo modelo de imperialismo no cenário global e africano 

Thiago Toma

O cinema como expressão social e emocional

Notícias Relacionadas