Ao longo deste ano tivemos a oportunidade de discutir, refletir e conhecer matrizes religiosas diversas como o cristianismo, o islamismo, o budismo, o hinduísmo e as religiões de origem africana. Falamos sobre seus valores, conhecemos seus fundadores, tivemos a oportunidade de conversar com
representantes dessas religiões em nosso colégio e refletimos o impacto que exercem na sociedade.
Para avançarmos na construção de um diálogo inter-religioso, propomos um trabalho focado em um grupo específico dentro do cristianismo: o movimento pentecostal.
Os alunos foram divididos em duplas e receberam a missão de entrevistar de 24 até 30 pessoas, buscando conhecer o perfil
religioso destas pessoas. Além das entrevistas os alunos tiveram a missão de tabular os dados, transformando-os em gráficos e
produziram relatórios acerca de todo o processo vivido neste conteúdo.
“O processo das entrevistas foi um pouco difícil. Para facilitar fiz questionários e mandei para minha família, assim responderam on-line de um jeito mais fácil. Já a outra pessoa fez por WhatsApp perguntando pessoa por pessoa, assim anotando as respostas. A parte mais demorada foi contar as escolhas.”
Marina Nascimento e Enzo Faria
“Houve um certo padrão de respostas na pesquisa e foi possível ver que cada vez mais é possível encontrar mais pessoas que não têm uma religião, e isso ocorre pelas mudanças nas gerações atuais que estão perdendo o interesse em crenças e fins religiosos.”
Gabriela Martin e João Salgueiro
“Foi legal transformar os dados em gráfico, pois aprender a mexer em uma nova ferramenta foi inovador, mas a contagem dos dados foi bem trabalhosa, eram muitas entrevistas!”
Maria Eduarda Aguiar e Catarina Baravelli
“Com esse trabalho pudemos aprender diversas coisas, como: cada um tem sua opinião. Também pudemos aprender a respeitar a opinião de todos.”
Laura Santos e Pedro Andrade
Max Faria, professor de Ensino Religioso