O Día de los Muertos trata-se de uma herança e resistência cultural mexicana que remontam às tradições e crenças indígenas que persistem até os dias atuais. A compreensão desta prática cultural possibilita a reflexão sobre diversidade sociocultural e do multiculturalismo (respeito às diversas culturas). Este tema foi trabalhado no 8º ano multidisciplinarmente, abrangendo frentes como o Ensino Religioso (explanação das diversas compreensões da morte e a vida póstuma), Arte (compreensão iconográfica dos elementos e sua importância enquanto signo; exploração de materiais para a composição do altar) e Espanhol (estudo da língua espanhola e cultura mexicana).
A composição do altar foi elaborada por cada turma de forma única e autoral. Durante a atividade os educandos passaram por um processo de investigação acerca de cada elemento compositivo do altar, seja em seu valor material (alimentos e flores) ou imaterial (mitologia mexicana e compreensão cultural). Pesquisaram ainda sobre o significado das cores que eclodem em cada altar (amarelo e roxo são as cores de luto tradicionais dos povos nauthles) e das oferendas (a vela e sua luz que deve guiar o espírito, assim como os odores e cores dos alimentos). Por fim, trabalhamos os aspectos materiais a fim de formar um altar que representasse o estudo elaborado nas três disciplinas.
Cada turma tomou frente de sua pesquisa e elencou uma personalidade a receber sua oferenda:
– O 8ºano A escolheu Van Gogh, pintor expressionista estudado no 3º bimestre em Arte;
– O 8ºano B escolheu Frida Kahlo, pintora mexicana modernista estudada em Arte e Espanhol no 3º bimestre;
– O 8ºano D escolheu Roberto Gómez Bolaños, personalidade mexicana pertencente ao imaginário social latino;
– O 8ºano C homenageou o professor Marcelo Fernandes da Silva.
Os grupos focaram suas pesquisas nas especificidades a serem expostas em suas produções visuais que incorporam culturas diversas com o único propósito de reviver a memória do homenageado. O altar, portanto, é uma oferenda em memória aos mortos. Sua confecção envolve um ritual para guiar os espíritos no mundo terreno. Para tal são expostos, como podemos observar na produção de cada turma, alimentos, bebidas, flores e velas. Tais elementos reatualizam os signos visuais mesoamericanos a medida em que buscam alimentar e guiar as almas com os aromas e cores. Nesse sentido, os alunos se detiveram em descobrir e elencar os elementos que estivessem de acordo com as personalidades homenageadas. Cada altar possui e se destaca em suas particularidades: Roberto Bolaños recebeu sanduiches de presunto, Frida Kahlo, caldo tlalpeno e Van Gogh recebeu batatas e café, em referência a seus quadros.
Dessa maneira, a dedicação dos estudantes reflete e sintetiza o que cada turma apreendeu ao longo do bimestre, revelando as particularidades e as heterogeneidades, à medida em que cada turma interpretou e ressignificou os elementos da herança cultural mexicana em suas composições plásticas.
Professores:
Fernanda Sobral
Marcela Camargo
Ramires Henrique de Andrade