Dia de encontro: partilhando emoções

Vivemos tempos de muitas mudanças e incertezas. O olhar e o contato com o outro está cada vez mais distante. O tecnológico tenta ocupar o espaço da pessoa. As emoções se fragilizam e as relações se corrompem diante de um individualismo desumano.

Como espaço educacional em que as relações interpessoais se fortalecem, o Colégio Emilie se preocupa com a formação integral de seus alunos, considerando todas as suas dimensões (intelectual, social, relacional, espiritual, sexual e afetiva) e, por isso, não poderia deixar de abordar em seus diferentes componentes curriculares temas relacionados à afetividade e à sexualidade. Para isso organiza momentos de vivências e partilhas no decorrer do ano letivo, por turmas ou por séries/anos, para acolher e formar seus alunos.

Com o objetivo  de fortalecer vínculos exercitando o respeito a si, ao outro e à diversidade na transição da infância para a adolescência com segurança e tranquilidade, as turmas de 6º ano participaram em novembro de um Dia de Encontro em que, a partir das necessidades elencadas pelos professores, os alunos participaram de dinâmicas em grupo, vivenciaram emoções coletivas e individuais, se auto avaliaram, interagiram com o diferente, exercitaram a colaboração em jogos, refletiram sobre lideranças e vivenciaram a empatia.

Com as turmas do 7º ano o objetivo do Dia de Encontro foi refletir sobre a importância do respeito a si mesmo, aos colegas, aos professores e aos funcionários da escola, realizando ações concretas na busca de respostas para a solução de problemas cotidianos. Além do aflorar das emoções, o companheirismo, a integração com o grupo, a empatia e a partilha apareceram de forma significativa e marcante.

Coordenadoras Silvia Azevedo e Maria Nazaré Pedro