Conhecer, interagir e agir

As crianças aprendem desde muito cedo a estabelecer relações, criando vínculos ou não. Com os alunos do 6º ano não é diferente, porém há situações diversas nas quais o contato com o outro tem a capacidade de ser tanto harmônico quanto desequilibrado. O espaço escolar possibilita a criação de diferentes relações: aluno-aluno, aluno-professor, aluno-família, entre outros. Porém com o isolamento imposto pela pandemia, as relações foram limitadas e reduzidas ao convívio com os familiares e as relações que já eram um desafio tornaram-se muito mais complexas devido à fragilidade emocional de todos.

É importante e necessário conhecer pessoas e lugares diferentes e conviver na diversidade para resgatar e exercitar a sensibilidade, a empatia, o respeito, a cooperação e a solidariedade, construindo relações saudáveis ao explorar o mundo vasto e rico que existe além dos nossos territórios, percebendo potencialidades e ressignificando padrões.

É com este objetivo que se origina este projeto. Em parceria com a ADERE – Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação Excepcional são propostos encontros entre os alunos e as pessoas atendidas pela associação.

Nesses encontros os estudantes desenvolveram habilidades sócio emocionais ativando seus sentidos por meio de atividades inter e transdisciplinares que lhes possibilitarão lidar com e valorizar as diversidades.

O objetivo do ano é “Reconhecer-se e participar do processo como autor de sua aprendizagem nesta fase de transição, exercitando a postura de estudante na organização da rotina de estudo, na produção com qualidade, no uso ético das tecnologias e na atenção aos critérios, às orientações, ao uso da norma-padrão e aos turnos de fala, com empatia e respeito às necessidades do outro, dentro e fora do ambiente escolar, para construir, individual e coletivamente, novas relações sociais e conhecimentos de forma interdisciplinar nas grandes áreas.”

O projeto possibilitou vivências de atividades cooperativas e de criação em parceria com os atendidos da ADERE e o exercício da empatia, paciência, escuta, sensibilidade e a valorização da cultura do cuidado para que aprendam uns com os outros e ampliem o respeito às diversidades e a visão de mundo.

Ele foi elaborado considerando a Campanha da fraternidade – Fala com sabedoria, ensina com amor, o Pacto Educativo Global, os Projetos Educativo e de ano e o processo dos alunos do 6º ano das turmas de 2022, com o objetivo de provocar experiências inclusivas, educativas e cidadãs para potencializar as habilidades individuais e coletivas relacionadas às práticas sociais. Fundamenta-se no propósito de que a aprendizagem não ocorre somente no espaço da escola, mas transcende seus muros para a comunidade, provocando uma integração e o exercício da cidadania.

As fotos mostram momentos da atividade de fechamento do Projeto Social que com certeza contribuiu para a formação integral dos nossos estudantes.

Coordenadoras Maria Nazaré Pedro e Silvia Azevedo