A Revolução Industrial e a criação de um Motor Stirling

A Revolução Industrial trouxe uma série de inovações tecnológicas que transformaram a sociedade e o modo de produção em escala global. A partir das aulas de História e de Artes Digitais, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental foram desafiados a construir um motor Stirling, mobilizando seus conhecimentos sobre a Revolução Industrial em um projeto interdisciplinar incrível!

O motor Stirling, inventado no século XIX pelo engenheiro escocês Robert Stirling, é conhecido por sua eficiência energética e sustentabilidade. Utilizando a diferença de temperatura para gerar energia mecânica, esse motor se tornou uma alternativa promissora, mais produtiva e segura em relação aos motores convencionais, movidos a combustíveis fósseis.

Os alunos mergulharam de cabeça no projeto, aprofundando-se nos conteúdos trabalhados em sala de aula com pesquisas, discussões e reflexões sobre a Revolução Industrial e os princípios de funcionamento do motor Stirling, assim como colocaram a mão na massa para a construção de seu próprio motor! A partir do trabalho em conjunto, os estudantes entenderam como as inovações da época transformaram a produção industrial e o consumo, levando a um aumento significativo da produtividade e a uma mudança radical no modo de vida das pessoas.

Motivados pela curiosidade e pelo desejo de colocar em prática o que aprenderam, os alunos utilizaram materiais simples e de fácil acesso nessa empreitada, como: latas de refrigerante, cola quente, cola branca, clipes, furadeira, conectores de chuveiro e vela. Com criatividade e habilidade, eles conseguiram criar um sistema funcional que demonstrava os princípios de funcionamento do motor e puderam associar esse processo com as transformações históricas do passado e do presente.

Essa experiência não apenas fortaleceu o aprendizado dos alunos, mas também mostrou o poder da criatividade e da colaboração para alcançar resultados surpreendentes!

Professores André Shinity Kawaminami e Tânia Filomena Knittel

Confira o registro feito pelos alunos do 8° ano: