O momento da história que acontece todas as terças e quintas-feiras no ensino remoto desperta a imaginação e a criatividade das crianças, amplia o repertório, auxilia no processo de alfabetização e nas aprendizagens com seus temas pertinentes aos conteúdos explorados no 1º ano.
A leitura feita em capítulos agrada muito as crianças e a expectativa em esperar o próximo encontro para desvendar os próximos acontecimentos alimenta ainda mais essa imaginação.
A Bruxa Zelda e os 80 docinhos, escrito por Eva Furnari, foi uma dessas histórias lidas em capítulos e que proporcionou outros desdobramentos. A história acontece em Piririca da Serra, uma cidadezinha calma e tranquila. Ninguém imagina que lá acontecem as coisas mais malucas do mundo. Só quem conhece a bruxa Zelda e sabe da sua mania de espiar o professor Bóris, o cientista, é que entende que lá tudo pode acontecer. Nesta aventura, cheia de doces e magias, o professor Bóris e seu assistente Nicolino têm que resgatar uma fórmula importante, o elixir da juventude, que caiu nas mãos pouco confiáveis da bruxa Zelda e de seu fiel ajudante Astolfo.
Ao término da leitura do livro, foi proposto que as crianças criassem seu próprio elixir, desenhassem e escrevessem suas receitas. Eles inventaram o elixir do amor, da amizade, da beleza, da fumaça, da água, da inteligência, anti-COVID entre outros. Depois, vestiram seus jalecos e foram para o laboratório de biologia prepará-los. Chegaram ao laboratório com muita alegria diante da vivência que teriam.
Foram produzidos três elixires: pasta de elefante (espuma), água furiosa (água) e as cores do fogo (fogo).
Foi um dia incrível com muitas descobertas e aprendizagens!
Alunos do 1º ano A, C e E
Professoras: Paula Garcia, Thaís Paiva e Erica Maria da Silva
Assistentes: Aucileia Paixão e Jackeline Sousa
Responsável pelo laboratório: Raquel Lima
Coordenadora: Márcia Nielsen e Kelly Cristina Acquaroli