Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 221
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 222
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 233
Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 245
Warning: Attempt to read property "post_content" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 246
Warning: Attempt to read property "post_title" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 247
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 221
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 222
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 233
Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 245
Warning: Attempt to read property "post_content" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 246
Warning: Attempt to read property "post_title" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 247
“Perceber-se e perceber o outro faz parte do exercício da empatia e do respeito à diversidade”. Base Nacional Comum Curricular
Um dos objetivos trabalhados em Ensino Religioso neste bimestre e que permeou os demais componentes curriculares foi o de perceber o outro na sua diversidade para ter atitudes de respeito ao próximo. Para isso, num primeiro momento, os alunos dos segundos anos A e E compartilharam as ideias que tinham sobre o significado de diversidade:
Para Antonio, “os amigos são diferentes”.
Rafaela diz “que diversidade é o mesmo que ter diferenças”.
Heloisa afirma: “é não ficar chateado porque é diferente”.
Para Matheus, “cada um tem o seu jeito”.
E Rafael finaliza: “ser diferente é o que nos faz importantes”.
A partir desta troca de informações, eles realizaram diversas atividades: assistiram a vídeos, desenharam, escreveram listas de respeito, enfim, produções que expressaram ações de acolhimento, valorização do diferente e da diversidade.
As crianças identificaram as suas características físicas e as preferências para, depois, entender e respeitar o outro, que não é igual a ninguém.
A construção da identidade também se dá na relação com o outro, por isso torna-se fundamental, desde as séries iniciais, o exercício do respeito à diferença, para que cada um construa a compreensão de si e do outro como identidades diferentes que fazem parte de uma sociedade plural.
As diferentes produções dos alunos podem ser contempladas no mural virtual de cada sala.
Professora Juliana Vechi