Para ampliar os conhecimentos sobre os povos originários os alunos do 1º ano participaram de uma imersão de aprendizagens sobre a cultura indígena. A curiosidade tomou conta dos pequenos que estavam empolgados, interessados e imaginando muitas coisas sobre o modo de vida, a alimentação, os costumes e as brincadeiras.
A partir dos contextos vivenciados na escola as crianças compartilharam seus saberes prévios sobre a cultura e formularam perguntas para serem feitas no dia do estudo do meio.
Foi uma experiência marcada por muitas vivências. Os alunos realizaram uma trilha na floresta, onde viram o funcionamento de uma armadilha, conheceram sobre as ervas medicinais e suas funções, sobre o artesanato com cestos, instrumentos musicais, músicas que cantam no dia a dia, curiosidades da língua guarani, estratégias para utilizar o arco e flecha e brincaram com brinquedos feitos de madeira.
A forma como se alimentaram surpreendeu a todos: no lugar do prato, utilizaram a palha do milho e não havia talheres. Peixe, carne, frutas, mandioca, beiju, tapioca e milho foram os alimentos que rechearam o almoço.