icone whatsapp

Sabia que no lixo tem vida?

Sabia que no lixo tem vida?

Os desdobramentos de uma pergunta na aprendizagem das crianças

 

Logo no início da manhã, três crianças do 1º ano A observam um contexto investigativo presente na sala. Lucca se debruça sobre uma maçã e diz: “A maçã apodreceu.”

Rapidamente Helena pergunta: “Sabia que no lixo tem vida?” E Maria Eduarda diz: “Tem bichinho na maçã!”

Diante de um ambiente contextualizado na sala de aula, as crianças refletem sobre os objetivos do bimestre relacionados ao lixo e lançam hipóteses sobre o tema. Uma investigação surge e contagia toda a turma: Será que há bicho no lixo?

No laboratório de ciências, diante de microscópios, as crianças puderam observar fragmentos da maçã apodrecida e verificar o que chamaram de bichinhos, pois o microscópio nos permitiu aumentar em muitas vezes criaturas invisíveis ao olho nu. As crianças registraram o que aprenderam e nomearam o que viram nos quatro microscópios preparados para investigação, salientando as características de cada materialidade minúscula, e assim, “os registramos” como: bicho cordão azul, bicho pau bicho fita e bicho IT.

 Ao término da observação, a constatação. Raquel, nossa mediadora no laboratório de ciências, confirmou que na maçã há bichinhos.

 Isaac disse: “Então nós comemos bichos?”

 Raquel logo explicou que aquele bichinho na maçã apodrecida não, mas em alguns alimentos, como por exemplo o Yakult, existe bichinho que faz bem para a saúde.

 Saímos do laboratório pensando nesses bichinhos e em novas investigações.

 

 Professora Thais Paiva

Técnica de Laboratório: Raquel Lima

Professora assistente: Laura Araújo

Notícias Relacionadas