Os desdobramentos de uma pergunta na aprendizagem das crianças
Logo no início da manhã, três crianças do 1º ano A observam um contexto investigativo presente na sala. Lucca se debruça sobre uma maçã e diz: “A maçã apodreceu.”
Rapidamente Helena pergunta: “Sabia que no lixo tem vida?” E Maria Eduarda diz: “Tem bichinho na maçã!”
Diante de um ambiente contextualizado na sala de aula, as crianças refletem sobre os objetivos do bimestre relacionados ao lixo e lançam hipóteses sobre o tema. Uma investigação surge e contagia toda a turma: Será que há bicho no lixo?
No laboratório de ciências, diante de microscópios, as crianças puderam observar fragmentos da maçã apodrecida e verificar o que chamaram de bichinhos, pois o microscópio nos permitiu aumentar em muitas vezes criaturas invisíveis ao olho nu. As crianças registraram o que aprenderam e nomearam o que viram nos quatro microscópios preparados para investigação, salientando as características de cada materialidade minúscula, e assim, “os registramos” como: bicho cordão azul, bicho pau bicho fita e bicho IT.
Ao término da observação, a constatação. Raquel, nossa mediadora no laboratório de ciências, confirmou que na maçã há bichinhos.
Isaac disse: “Então nós comemos bichos?”
Raquel logo explicou que aquele bichinho na maçã apodrecida não, mas em alguns alimentos, como por exemplo o Yakult, existe bichinho que faz bem para a saúde.
Saímos do laboratório pensando nesses bichinhos e em novas investigações.
Professora Thais Paiva
Técnica de Laboratório: Raquel Lima
Professora assistente: Laura Araújo