Quem falou que criança não pode votar?

Aqui no colégio Emilie, pode sim!

Nossos alunos do 3º ao 5º ano vivenciaram um processo eleitoral em diferentes etapas: a formação de grupos mistos (chapas), elaboração e organização das propostas, divulgação e votação para eleger as ideias mais interessantes para cada dia da Semana da Criança – uma semana pra lá de especial!

Em uma das etapas do trabalho, os alunos do 5º e 3º anos se reuniram para discutir sobre a formação das chapas e elaboração das respectivas propostas. A diversidade foi uma riqueza para o desenvolvimento do projeto, pois os alunos trocaram experiências, aprenderam, ensinaram e desenvolveram diferentes habilidades com muito interesse e criatividade.

Após alguns encontros estruturaram a campanha para a divulgação das propostas utilizando diferentes linguagens, como cartazes, desenhos, panfletos e até um rap.

Responsáveis por organizar a votação, os alunos do 5º ano passaram nas salas explicando sobre o título de eleitor (feito durante os intervalos), comprovante de votação, o trabalho dos mesários e sobre o voto eletrônico no Ipad e sua importância.

A votação aconteceu no dia 4 de outubro e os estudantes estavam supreendentemente ansiosos para este momento do exercício de cidadania. Com o título de eleitor cada aluno votou na chapa com as propostas mais interessantes. As quatro mais votadas foram concretizadas na Semana da Criança.

Essa mobilização resultou numa aprendizagem significativa que possibilitou o exercício da autonomia, da escuta ativa e sensível, da resolução de problemas fazendo uso dos conhecimentos das diferentes áreas e do respeito à diversidade. A vivência também provocou o sentimento de pertencimento e compromisso dos estudantes na construção coletiva cheia de significados.

Todos tiveram acesso ao resultado por meio de um gráfico com  a porcentagem de votos por chapa, sabendo que no processo democrático a maioria decide.

Período da manhã:

– Chapa Semana Legal – Proposta: usar as quatro quadras nas três últimas aulas para jogar futebol, handebol, basquete ou o esporte que quiser.

– Chapa da Risada – Proposta: aula livre na quadra para cada turma.

– Chapa Grupo da Diversão – Proposta: uma semana sem lição de casa.

– Chapa de Talento – Proposta: show de talentos.

Período da tarde:

– Chapa Pink Hair – Proposta: interclasses entre 3°, 4° e 5° anos com futebol, vôlei e basquete. Sem uniforme. Lanchar enquanto assiste aos jogos.

– Chapa Tropa do Calvo – Proposta: jogos de tabuleiro durante a semana e disponibilização dos Ipads durante uma aula.

– Chapa Crianças no Comando – Proposta: um dia de fantasia com concurso para eleger a mais original.

– Chapa Pão na Chapa – Proposta: uma hora de recreio durante a semana.

Professoras Fabiana Tavares e Darliete Pires