icone whatsapp

Professor por um dia

Professor por um dia

Aula ativa e o desafio de apresentar uma aula sobre as características dos planetas: caminhos para a aprendizagem significativa.

A metodologia de aula ativa possibilita uma abordagem centrada no aluno e a participação ativa no processo de aprendizagem. Por meio dela os estudantes são provocados a investigar, experimentar, colaborar e até ensinar. Essa abordagem prática e interativa favorece uma compreensão mais profunda e significativa do conhecimento.

Os alunos do 5º ano, no componente de Ciências da Natureza, foram desafiados a apresentar uma aula sobre as características dos planetas do Sistema Solar. A tarefa propôs que se tornassem os protagonistas do ensino, compartilhando com os colegas o que descobriram e aprenderam de maneira criativa e envolvente.

Foram disponibilizadas algumas aulas para que pesquisassem e criassem recursos, como modelos, cartazes e apresentações.

Durante as “aulas”, os alunos questionaram e contribuíram com os colegas, enriquecendo ainda mais a discussão e partilha.

Diversas aprendizagens e habilidades foram desenvolvidas ao longo do processo, considerando que os estudantes se dedicaram intensamente à atividade e se mostraram extremamente engajados.

Foi legal e nós trabalhamos bastante em grupo… deu até para ficar mais amigo. Quando a gente faz a lição e prepara a aula, a gente aprende mais, já fica na nossa cabeça.
Rafael Curaça – 5°ano A

Foi legal e diferente. Aprendi que tem diferentes maneiras de se fazer uma aula, utilizando cartazes, Canva e maquetes.
Catarina Eloy – 5º ano B

Foi legal, mas fiquei nervosa para apresentar. Aprendi sobre os planetas que pesquisei e como construir um modelo do Sistema Solar.
Larah Vicente – 5º ano C

Eu achei muito legal e divertida, apesar do trabalho que deu para que todos do grupo participassem e fizessem a sua parte. Larissa Costa – 5º ano D

Foi interessante… Foi uma coisa nova e por isso foi mais difícil. O grupo se esforçou bastante. Eu aprendi com essa atividade a falar sem precisar de papel e como me organizar para fazer o trabalho.
Luca Presotto – 5º ano E

Ao final do processo, a aprendizagem se torna mais significativa e eficaz, pois o aluno constrói conhecimentos e também desenvolve a habilidade de aprender de forma autônoma, tornando-se mais confiante em suas capacidades. Além disso, aprimora competências essenciais como a gestão do tempo e a resolução de conflitos, habilidades fundamentais para sua formação integral.

Os modelos e cartazes apresentados pelos alunos se transformaram em uma exposição no corredor para socializar suas descobertas com todos os estudantes que circulam pelo mesmo espaço.

Jacqueline Aparecida de Campos, Professora do 5° ano

 

Notícias Relacionadas