icone whatsapp

Poetizar e encantar

Poetizar e encantar

Para fazer novas descobertas sobre as poesias e como as crianças se relacionam com esse gênero textual, um ambiente poético foi intencionalmente preparado para que os pequenos pudessem investigar e interagir nesse contexto, dialogando com as diferentes linguagens e explorando o espaço livremente por meio dos sentidos.

Luzes, sons, imagens, letras, formas, cores e movimentos compuseram essa instalação interativa. Na estação da recitação, Pedro Bandeira, em projeção, declamou um poema que com olhos e ouvidos atentos, as crianças admiraram sua interpretação. Num fundo preto, uma projeção de tintas que se misturavam e tecidos maleáveis, instigaram os alunos a se moverem pelo espaço explorando coreografias. Ao lado, imagens retratavam expressões faciais diversas, a imitação se fez presente e o registro fotográfico memorizou a ação das crianças. Em um dos espaços da Sala de Artes Cênicas fones e iPads estavam à disposição com sons diversos e entre o rock, as sinfonias de Mozart e de Beethoven representaram por meio do desenho suas sensações e emoções ao ouvirem os diferentes ritmos. A escrita das poesias preferidas rodearam a sala com diversão e suas rimas, encantando os pequenos.

E como disse às crianças, a poesia pode estar em todo lugar e de várias formas. A poesia é amor, movimento, música e palavras.

E assim, mais um caminho foi trilhado no nosso percurso investigativo da Poesia, onde a criança é a protagonista do seu processo de aprendizagem.

 

Maria Cristina Costa, Professora do 1º ano B e E
Erica Silva, Assistente de Classe

 

Notícias Relacionadas