Planeta Terra: descobertas e representações
Nosso planeta é lindo! Ao contemplarmos o céu diurno ou noturno, pesquisar os mares, o solo, animais terrestres, aquáticos… há muito a se descobrir. Mas como podemos representar nosso planeta? Quais suas principais características?
Muitas foram as provocações feitas pelas professoras aos nossos pesquisadores do terceiro ano. Nosso primeiro passo foi conversar e registrar no padlet e caderno os conhecimentos dos estudantes e também descobrir o que gostariam de saber. E como essas crianças são sabidas e curiosas, querem explorar cada cantinho do Planeta Azul.
Para facilitar a construção do conhecimento científico e saber a localização do planeta Terra, realizamos uma viagem pelo Sistema Solar com a ajuda de um vídeo. Também usamos uma multimídia interativa, onde acessamos o infográfico e exploramos a atmosfera, a hidrosfera e a crosta terrestre. Com a ajuda do infográfico, descobrimos porque a Terra vista do espaço é azul.
Aprendemos que os satélites artificiais (que orbitam a Terra) conseguem captar imagens de grandes áreas e obter informações mais rapidamente que instrumentos no solo. Além das imagens, eles também ajudam os meteorologistas a prever mudanças no tempo e no clima.
Os estudantes identificaram que o formato da Terra é esférico e há mais água que terra.
Compararam, diferenciaram e identificaram as diferentes formas de representação do Planeta Terra em forma de mapas, planisfério, globo terrestre, fotos e outros. Além de tudo isso, compreenderam a importância da preservação da vida no planeta.
Como uma das atividades práticas, representaram construindo os seus mapas e globos. Muitos a fizeram utilizando materiais variados e diferentes recursos de pintura e colagem.
Com essa experiência os estudantes concretizaram suas descobertas e aprendizagens.
Professoras Jacqueline Aárecida de Campos e Lucia Helena Alves