Um dos objetivos da escola é despertar o interesse do estudante para engajá-lo em seu processo de aprendizagem. Segundo Prensky, as gerações de alunos que estão na escola hoje nasceram na era digital, o que, de forma geral, resulta em comportamentos mais dinâmicos e com alta fluência digital.
Segundo Kelly, ao enfatizar a importância da aquisição da linguagem de programação no empoderamento do indivíduo, é possível fazer uma comparação entre a aquisição da linguagem oral e escrita e a de programação, deixando claro as consistentes para que o ensino de linguagem de programação aconteça na escola.
O Scratch é uma plataforma de programação, criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, que utiliza blocos lógicos com o objetivo de desenvolver projetos interativos como animação, games, histórias com recursos multimídia, possibilitando o desenvolvimento de várias habilidades essenciais para a formação do indivíduo no século XXI, tais como: fluência tecnológica digital, raciocínio lógico, pensamento crítico, poder para tomada de decisão, inovação, comunicação, análise, capacidade de resolver problemas, interpretação de códigos de programação, uso da razão e da argumentação, função produtiva, criatividade e também conceitos matemáticos específicos, como coordenada, variável e números aleatórios, tornando a aprendizagem significativa, motivadora e colaborativa.
Considerando tudo isso os alunos do 5º ano iniciaram os estudos de geometria, utilizando a plataforma do Scratch para programar um poliedro a partir das suas características. Em duplas refletiram, discutiram, experimentaram, revisaram e determinaram os comandos corretos para criar uma forma geométrica, tornando a aprendizagem significativa.
Professoras Fabiana Tavares e Tânia Filomena Knittel
“O Scratch é uma plataforma muito criativa e divertida. É um lugar que você pode criar o que quiser.” – Alice Mendonça
“Nesta aula a gente usou o Scratch. Ele ativa a nossa criatividade. Foi muito legal e divertido!” – Gabriela Sousa
“Eu amei fazer a aula no Laboratório de Novas Tecnologias. Foi desafiador, mas consegui!“ – Clara Morgado
“Eu gostei bastante da atividade. Estou animada para fazer de novo e programar outras formas geométricas.” – Lara Santos
“Eu adorei a aula no laboratório porque aprendi a mexer no Scratch e quase consegui fazer um triângulo também. Além disso, ajudei meus amigos a entrarem na plataforma e deu tudo certo. Esta foi a melhor aula até agora!” – Manuela Martins
“Adorei mexer no Scratch novamente. Hoje aprendi coisas que não sabia e foi muito divertido. Não vejo a hora de voltar e mexer de novo.” – Gabriela Ramos
“Na aula de Matemática fomos ao Laboratório de Novas Tecnologias. Foi muito divertido, pois usamos o Scratch, uma plataforma de programação. A professora pediu para construirmos um polígono. Programei um retângulo laranja. Adorei a aula e espero ter mais como essa.“ – Clara Campos
- Prensky. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução Eric Yamagute; revisão técnica de Romero Tori e Denio Di Lascio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012
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