Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 221
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 222
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 233
Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 245
Warning: Attempt to read property "post_content" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 246
Warning: Attempt to read property "post_title" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 247
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 221
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 222
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 233
Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 245
Warning: Attempt to read property "post_content" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 246
Warning: Attempt to read property "post_title" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 247
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 221
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 222
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 233
Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 245
Warning: Attempt to read property "post_content" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 246
Warning: Attempt to read property "post_title" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 247
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 221
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 222
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 233
Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 245
Warning: Attempt to read property "post_content" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 246
Warning: Attempt to read property "post_title" on null in /home/c/colegioemilie/www/wp-content/plugins/gutenslider/src/blocks/gutenslide/block-front.php on line 247
Por que trabalhar com os estudantes o pensamento computacional?
Atualmente, na Educação, deve-se levar em consideração que as crianças já nascem sob o advento da Internet e do boom tecnológico. Videogames e computadores cada vez mais velozes e avanços tecnológicos fazem parte do cotidiano desses aprendizes. O pensamento computacional tem um papel fundamental na aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI, como:
- Habilidades cognitivas: pensamento crítico, poder de tomar decisão, inovação, comunicação, análise, capacidade de resolver problemas, interpretação de códigos de programação, razão e argumentação, habilidade de escutar, alfabetização digital, função produtiva e criatividade;
- Habilidades interpessoais: cooperação, orientação para o serviço, competências interpessoais, comunicação assertiva, influência social, autoapresentação, confiança, responsabilidade, trabalho em equipe, empatia/tomada perspectiva, liderança, valorização da diversidade, resolução de conflitos, automonitoramento e adaptação;
- Habilidades intrapessoais: integridade, valorização da arte e cultura, autodidatismo, iniciativa, aprendizado contínuo, metacognição, aprendizado contínuo, curiosidade, determinação, iniciativa e flexibilidade.
O pensamento computacional é uma estratégia para encontrar soluções e resolver problemas de forma eficiente, não só digitalmente, contribuindo para a resolução de situações do dia a dia. Ao pensarmos em uma situação-problema, mesmo que inconscientemente, utilizamos determinadas estratégias lógicas, sequenciais ou mesmo repetitivas para resolvê-las, com isso podemos perceber que a lógica computacional não é tão complicada e, muito menos, restrita à programação.
Com o objetivo de desenvolver habilidades e competências para o século XXI, as turmas do 5º ano estão realizando o projeto “Pensamento Computacional”, com sequências didáticas que potencializam a aprendizagem dos estudantes, facilitando a rotina e o processo de tomada de decisões por meio da alfabetização digital. Com isso, eles deixam de ser consumidores passivos da tecnologia e passam a criar as utilizando.
A sequência didática foi iniciada com uma atividade e reflexão sobre como escrever e seguir instruções, permitindo aos estudantes pensarem sobre a ideia de algoritmo e como é essencial para solucionar problemas, a clareza sobre as etapas de resolução. Conforme realizavam a atividade, perceberam que não era tão simples dar uma instrução como “beba um copo de água”, porque os comandos devem ser claros, bem definidos e com explicações suficientes para a compreensão.
Em seguida, todos foram desafiados a jogar LightBot, um jogo digital educacional, em forma de puzzle, para iniciar os primeiros passos no pensamento computacional e na lógica de programação, o que motivou muitos alunos e alunas.
O projeto continuará nas próximas semanas e com novos desafios, permitindo que os estudantes do 5º ano avancem na compreensão do pensamento computacional e na resolução de situações-problema, de forma interativa e divertida, ao explorarem novos softwares, ferramentas e jogos.
Vejam o depoimento de alguns alunos:
“Adorei o jogo, foi muito divertido ter essa experiência de seguir comandos, apenas é um pouco difícil”.
Rebeca Rocha, 5o ano A
“Eu adorei o jogo, foi uma forma boa de utilizarmos o algoritmo. Em algumas fases tive que utilizar mais recursos que em outras!”
Mariana Araújo, 5o ano F
“Achei o jogo muito interessante e bem legal, usei mais ou menos a tática da tentativa e erro: se uma coisa não funcionou, eu ia lá e usava outra, mais ou menos isso”.
Felipe dos Santos, 5o ano F
“O jogo LightBot é bem desafiador e bem divertido porque é bem educativo para nós aprendemos”.
Julia Meyer, 5º ano B
“As aulas são bem legais e eu aprendi sobre os algoritmos e como dar comandos para o robô, queria ter mais aulas assim”.
Stella Abrantes, 5º ano C
“Muito legal, eu aprendi muito sobre algoritmo, nós fizemos várias atividades no caderno e no computador”.
Beatriz Neves, 5º ano D
“Eu estou amando as aulas, sempre fico muito animada, aprendo muito!”
Maria Fernanda V. Vasconcelos, 5º ano E
Professores do 5º ano EF