Observando para aprender sobre os microrganismos

No componente curricular de Ciências da Natureza, os alunos do 4º ano estão aprendendo sobre alguns microrganismos. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, o estudo visa ao desenvolvimento da habilidade de verificar a participação dos mesmos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros, a qual está sendo trabalhada de diferentes formas.

Além dos textos no livro didático, os alunos foram ao Laboratório de Biologia observar no microscópio alguns microrganismos presentes em diferentes amostras, como iogurte, urina, fermento biológico entre outras.

As descobertas foram muitas, mas principalmente a compreensão de que há diferentes tipos de microrganismos e que alguns são patogênicos e outros benéficos à saúde humana. Além das causas e formas de transmissão de diferentes doenças, assim como a profilaxia, como os cuidados de higiene, as vacinas, medicamentos e soros, conforme relatos abaixo:

“Eu consegui enxergar os microrganismos pelo microscópio e percebi que eles têm diferentes formas.”

Giovana Faro – 4º D

A gente não consegue ver os microrganismos a olho nu, precisamos de instrumentos especiais.”

Beatriz Nissan – 4º E

Eu observei vários microrganismos de tamanhos e formas diferentes. Alguns eram redondos, outros ovais e todos tinham cores diferentes em cada microscópio. O que mais achei que dá aflição foi olhar o fermento e a urina, mas eu amei muito ir nessa aula! Eu já tinha feito outros experimentos com pão com fungos e iogurte que tem bactérias do bem.”

Ayu Quintas – 4° ano A

“Eu nunca tinha feito esse experimento. Achei a aula interessante e super legal.”

Laís Berardo – 4° ano B

“A aula no laboratório foi muito legal. Aprendi bastante e descobri que a urina é muito feia.”

Leonardo das Mercês – 4° ano C

Professoras Andreia Di Luca e Jacqueline Aparecida de Campos