“O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento”
John Dewey
Crianças pequenas são capazes de identificar o significado dos números na leitura de gráficos e tabelas?
Já que o assunto mais comentado atualmente refere-se ao futebol, por que não usar esse tema para entender os números?
Uma tabela foi elaborada pelas professoras e lançada como um convite às crianças: “Nesse colégio qual é o time que tem mais torcedores?” As crianças saíram animadas pela escola perguntando e anotando na tabela o time de futebol para o qual as pessoas do colégio torciam.
Com a tabela preenchida na mão, as crianças foram ao Laboratório de Novas Tecnologias, contaram as marcações relacionando a quantidade ao símbolo numérico que a representa e digitaram o número na tabela do computador. Atentas à explicação da professora, selecionaram a tabela, escolheram uma representação geométrica e geraram os gráficos no Excel de forma autônoma, com poucas mediações.
As conclusões do processo respondem claramente se essas crianças pequenas são capazes de identificar o significado dos números na leitura de gráficos e tabelas.
“O São Paulo é o que tem mais torcedores e o Santos não tem nenhum.”
(Sarah, 7 anos)
“Prô, eu aprendi que tabelas e gráficos são coisas diferentes.”
(Lara, 7 anos)
“Eu percebi que os gráficos têm a forma das figuras geométricas.”
(Letícia, 7 anos)
“Prô, os gráficos nos ajudam a entender os números.”
(Pedro, 7 anos)
“E, prô, os números podem servir para outras coisas, também.”
(Mariah, 7 anos)
Seres pequeninos dotados de conhecimentos que diante de provocações e mediações significativas ampliam seus conhecimentos e atingem com maestria competências e habilidades relacionadas à lógica matemática e à interpretação de vida.
Thaís Paiva, professora
Ana Elisabeth Basualdo, assistente de sala
Tania Filomena Knittel, professora de Novas Tecnologias
Márcia Nielsen e Kelly Cristina Acquaroli, coordenadoras pedagógico-educacionais











