Ao estudar os símbolos da paz, a turma do 1º ano F buscou imagens, paisagens e espaços que lhe trouxessem paz, a fim de realizar registros fotográficos. Além disso, recebeu como proposta a abertura de um envelope que continha quatro papéis: um deles tinha a imagem de um pombo branco, outro do totem da paz presente em nosso colégio, o terceiro representava uma mão sinalizando paz e amor e o último era apenas uma folha em branco.
Cada grupo deveria discutir sobre o que as imagens encontradas no envelope tinham em comum para, enfim, registrarem juntos o que pensaram sobre.
Um dos grupos, composto por Clarice, Helena, Luca e Theo, buscava consenso na cor que utilizariam para realizar os registros em folha.
– Vamos usar vermelho! Vermelho é uma boa cor para representar a paz! – afirmou Helena com entusiasmo.
– Vermelho não, ele traz raiva! – Clarice respondeu com reprovação.
De volta ao grande grupo, já no momento das apresentações, quando explanariam as conclusões, Bernardo, um integrante de outro quarteto, questiona:
– Prô Cris, o que era aquela folha em branco?
A professora direciona a pergunta para a turma e as respostas simbolizam a maneira como as crianças relacionam as cores às emoções e sensações:
– Branco é a cor da paz – disse Luca.
– É uma cor leve – completou Helena.
A troca e o diálogo sobre o que é paz para cada um pode trazer para as crianças a reflexão sobre o tema e sobre como as cores podem expressar suas emoções e sentimentos. Esses diálogos resultaram na música da paz que apresentaram no sarau. Quanta aprendizagem tivemos vinda apenas de uma palavra com três letras: paz!
Bruna Rodrigues e Manuela Alice Silva,
assistentes do 1º ano F