Maio: mês da Seletiva de Xadrez!

Em maio a Sala de Xadrez foi palco da seletiva para o Campeonato Interescolar do Colégio Emilie, que contou com a participação de 191 alunos do 3° ao 5° ano. Dentre várias atividades, foi no tabuleiro de xadrez que batalharam pela conquista das vagas disponíveis para o grande evento que ocorrerá no dia 5 de agosto de 2023.

O Xadrez é um jogo milenar, reconhecido não apenas como uma atividade de lazer, mas também como uma poderosa ferramenta pedagógica. Sua introdução no contexto escolar tem se mostrado extremamente potente para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes.

São diversos os benefícios pedagógicos que o Xadrez proporciona aos alunos, entre os quais destacamos sua capacidade de provocar o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais para o processo de aprendizagem.

Ao jogar, os alunos são desafiados a pensar estrategicamente, analisar diferentes cenários, antecipar resultados e consequências, tomar decisões ponderadas e resolver problemas complexos.

Além de ser uma atividade lúdica e desafiadora, essas habilidades trabalhadas são transferíveis para outras áreas de conhecimento, auxiliando-os a melhorarem seu desempenho em diferentes áreas como matemática, linguagens e ciências.

“Os livros de Xadrez devem ser usados como os óculos –

para melhorar a visão, não para a substituir.”

José Raúl Capablanca

Marcela Andreia Nunes, professora de Xadrez