Tudo começa com era uma vez…
Para os alunos que estão em processo de construção de leitor e escritor, a magia dos contos de encantamento aguça a curiosidade em saber sobre as peripécias dos personagens especiais. Com enredos encantadores e com a qualidade textual garantida, as narrativas envolvem nossos leitores iniciantes, que redescobrem o poder das palavras por meio da leitura.
E é assim que tudo começa…
É pensando nisto que as situações de leitura são planejadas e garantidas nas atividades diárias dos alunos dos segundos anos, envolvendo os contos, textos informativos e os relatos de memória.
Conforme estes momentos ocorrem, os alunos se empoderam das estratégias combinadas de maneira a se arriscarem, cada vez mais e com autonomia, na leitura e localização de algumas informações nos diferentes textos trabalhados, para que possam ampliar procedimentos de leitura.
Dessa forma, ler e reler em voz alta ajuda a melhorar o ritmo de leitura, perceber as implicações da pontuação e a compreensão do que se lê.
Os alunos ampliam o vocabulário, tornando-os mais sabidos, pois passam a conhecer melhor as palavras, suas variantes e características, a pronúncia e seus significados, aprofundando mais o aprendizado. A leitura, então, torna-se significativa.
As descobertas das novas palavras e jeitos de escrever, que passam a fazer parte da vida deles, contribuem para ampliação das possibilidades de comunicação. O que os levam a pensar: Como podemos descobrir o que o outro está pensando?
Assim, o trabalho com a leitura é intenso nas turmas do 2º ano, com uso de diferentes estratégias como leitura em voz alta, compartilhada, dramatizada, colaborativa, investigativa, com uso do sussurrofone, com o apoio da professora, entre outras.
Para este 2º semestre, os alunos dos segundos anos estão em contato com um novo gênero textual: os relatos de memória. O livro escolhido foi Os bichos que tive, onde a autora Sylvia Orthof relata, com humor peculiar, as travessuras na infância com os animais, divertindo os alunos durante a leitura. Também têm a oportunidade de conhecerem a estrutura do texto, de se arriscarem na elaboração dos próprios relatos de memória e de se divertirem com as leituras compartilhadas!
Alessandra Fujie, professora do 2º ano D e F