Jogo Nunca Dez
Para a construção do conceito de número pelo aluno é preciso que ele compreenda as características do nosso sistema de numeração decimal. Por isso, torna-se fundamental que ele entenda que a cada agrupamento de 10, há a formação de uma nova ordem.
Por isso, os alunos dos 2° anos A e E jogam o Nunca Dez para proporcionar que eles vivenciem os agrupamentos de unidades em dezenas e de dezenas em centenas, já que a cada 10 cubinhos eles trocam por uma barra e a cada 10 barras, por uma centena, auxiliando assim na representação e na compreensão destes agrupamentos.
Durante o jogo, os alunos expressaram as suas ideias:
“A gente tem que juntar 10 cubinhos para colocar uma barrinha”, disse Gabriela Sousa.
“Uma barrinha é uma dezena”, afirmou Matheus.
“Você tem que fazer até 100, aí você ganha a placa”, completou Gabriela Ramos.
“Você tem que tirar dez dezenas para formar uma placa”, complementou Heloísa.
Eles também utilizam o quadro de ordem para registrarem as suas jogadas, para entenderem algumas regras do sistema de numeração como base dez e valor posicional.
Nesse sentido o jogo traz diferentes desafios para que eles pensem sobre o número de muitas formas, buscando suas próprias maneiras de representar, criando suas hipóteses de como os números se organizam, podem ser escritos e comparados.
Professora Juliana Vechi