













InterAÇÃO rima com CoraAção
A interação social que acontece na escola, seja com uma intencionalidade ou não, é importante para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, considerando que é um dos espaços sociais que a criança frequenta. Conviver na diversidade é fundamental para o exercício de uma postura respeitosa, empática, cidadã e ética.
Os estudantes do 3º ano perceberam as diferenças e as semelhanças que possuem com outras crianças do mundo, que conheceram a partir da leitura do livro “Crianças como você”, de Anabel e Barnabas Kindersley. Descobriram que, independentemente do país, religião e costumes, todas adoram brincar, correr, possuem brinquedos preferidos, jogam bola, frequentam a escola e gostam de ter amigos. Entenderam que há diversas formas de viver de acordo com a cultura de cada lugar.
Com o retorno à escola estão conhecendo melhor os colegas da classe, estabelecendo novas parcerias para trabalhar em grupo e aprender, reconhecendo sentimentos que estão presentes nas relações interpessoais e interagindo de forma saudável.
Planejamos uma atividade que possibilitou tratarmos alguns aspectos importantes do relacionamento com os pares na escola a partir também de algumas perguntas:
- Você tem muitos amigos?
- Gosta de brincar na escola?
- Conheceu um amigo novo no 3º ano?
- Qual colega da sala você gostaria de conhecer melhor e brincar?
Participando de uma brincadeira, aprenderam e se divertiram muito!
Professoras Darliete Pires e Lucia Helena Ap. Alves