Estudo das pirâmides
Você já ouviu falar das pirâmides construídas no antigo Egito ou teve a oportunidade de visitar a grande construção de vidro em formato de pirâmide localizada no Museu do Louvre, na França?
Ao estudar esse sólido geométrico, o 2° ano teve a oportunidade de procurar ao seu redor objetos que representassem o formato desse objeto de estudo.
A fim de concretizar as descobertas feitas, cada aluno construiu sua própria pirâmide de base quadrada e triangular, utilizando palitos de sorvete e massinha. Dessa forma, conseguiram visualizar com facilidade as diferenças e as semelhanças que podem existir entre os diferentes tipos de pirâmides.
De maneira lúdica, incorporaram ao vocabulário denominações matemáticas como faces, arestas e vértices e compreenderam a que cada um deles equivale. Além disso, exploraram planificações, compreendendo como diferentes figuras podem formar sólidos.
A utilização do espaço de sala de aula como ambiente para levantamento de hipóteses e pesquisa fez com que cada momento fosse de investigação. Foi assim que descobriram que a pirâmide montada a partir da planificação poderia preencher o interior da pirâmide construída com palitos, realizando comparações.
Agora o 2° ano quer saber: Você já reparou que o mundo é cheio de objetos com formas geométricas? Os brinquedos, as embalagens ou as construções… Tudo tem ou parece ter uma forma geométrica, basta você fazer suas comparações!
2º ano C
Professora Flávia Ferreira
Assistente Bruna Rodrigues