Um dos objetivos do 4° ano na área de Ciências Humanas é ler, interpretar e comparar tipos variados de mapas utilizando as convenções cartográficas. Com esse objetivo foi organizada a atividade interativa “Rotação por estações – mapas”, em que os alunos exploraram as diversas representações do espaço geográfico.
Em trios observaram atlas geográficos, o globo terrestre, o planisfério e o aplicativo do Google Maps nos Ipads.
À medida em que passavam pelas estações, conversavam sobre o que tinham observado, sobre os diferentes tipos de representação do espaço e faziam perguntas.
Trazer para a sala de aula os conhecimentos geográficos desde cedo possibilita a alfabetização cartográfica. Assim como o aluno aprende a decodificar a palavra por meio da alfabetização, também precisa aprender a ler o mundo que o cerca por meio de diferentes representações do mesmo.
Ler, comparar, identificar e compreender os fenômenos geográficos vai além de saber ler um mapa. Envolve a percepção da interação humana no espaço e o papel de cada um no mundo.
Com essa atividade aprendi o que são linhas imaginárias e onde estão o Meridiano de Greenwich, o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador.
Liz Alfaia
Eu achei a aula divertida e interessante. Eu aprendi sobre muitos países, bandeiras e territórios, também aprendi sobre os meridianos e sobre os trópicos.
Murilo Uveda
Eu gostei muito dessa atividade. Eu aprendi bastante e eu gostei porque a gente aprendeu se divertindo. Eu aprendi várias coisas como o que é o mapa-múndi, o que é atlas geográfico e sobre os aplicativos de mapas.
Bianca Miranda
Eu aprendi que existem vários tipos de representação do planeta Terra e eu adorei pesquisar sobre os lugares, ir para Tóquio e tudo mais.
Arthur Mantovani
Eu gostei muito dessa atividade porque eu conversei bastante sobre os mapas e sobre países do planeta Terra. Eu aprendi que tem países que são transcontinentais, que ocupam dois continentes.
Rodrigo Leonardo
Achei muito legal e divertida essa atividade. Eu aprendi que no mundo há o Polo Norte e o Polo Sul e aprendi também que as linhas imaginárias foram criadas para ajudar na localização.
Bárbara Alves
Com certeza estão mais sabidos nossos cidadãos do mundo!
Professoras Andréia Di Luca e Vívian Valeska Silva