Encerrando o projeto Conheça o artista, que consiste em apresentar o trabalho de artistas que lidam com diferentes modalidades, o 5º ano conheceu a obra da Bernardita Uhart, aquarelista e ilustradora, durante as aulas de Arte.
A aquarela é uma técnica bastante querida por muitos artistas. Por ser fácil de ser transportada, muitos artistas viajantes fizeram uso de aquarelas para registrar a fauna, flora e situações cotidianas em uma época em que a fotografia ainda não existia. Na arte contemporânea, a aquarela ainda é bastante aplicada e apreciada por lidar com a ideia de transparência de cor e também por permitir a mescla com outras técnicas. Há artistas que aquarelam gravuras, misturam aquarela e lápis de cor, dentre várias possibilidades.
Bernardita apresentou aos educandos um pouco da sua trajetória como artista, o processo de criação de ilustrações para livros e nos trouxe alguns originais feitos em aquarela para eles apreciarem e identificarem as diferenças da aquarela comparada a outras técnicas, como guache ou giz pastel, que ela também domina. A artista fez também uma breve demonstração de como pinta as suas aquarelas mostrando as nuances com relação a outras técnicas de pintura e os efeitos que as manchas da aquarela produzem.
Por fim, foram convidados a trabalhar as nuances de cor a partir da observação de frutas que, por terem formas simples e uma gama variada de cores, produzem ótimos resultados. Como disse Bernardita: “desenhar é saber olhar”. E, acredito, isso eles demonstraram saber fazer muito bem.
Thaís Hércules, professora de Arte