Das rimas à poesia, do desenho para a animação

No primeiro semestre os alunos do 1º ano C transformaram um desenho em uma animação vibrante.

Inspirados pelo poema “O Buraco do Tatu”, do livro 111 Poemas para Crianças, do autor Sergio Capparelli, escolhido como um dos favoritos do grupo, as crianças exploraram rimas conhecendo o gênero textual. Nos contextos propostos elas não apenas ilustraram o personagem principal, mas aprenderam a animá-lo com o uso da tecnologia.

A verdadeira mágica aconteceu no Laboratório de Novas Tecnologias com a orientação dos professores, onde as crianças se divertiram com o mundo da animação. Elas aprenderam como transformar suas ilustrações em personagens animados e viram o tatu ganhar vida na tela, movimentando-se de um lado para o outro.

O projeto oportunizou conhecer novas tecnologias e tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. As crianças não só ampliaram competências tecnológicas, mas também aprimoraram sua criatividade e novas habilidades. Ver seus próprios desenhos ganhando vida na tela foi uma experiência significativa, em que a tecnologia e a arte estão cada vez mais interligadas.

“Nossa, eu achei divertido, não sabia que ia virar um desenho animado!”

Eduardo

“Eu gostei de dar movimento ao meu tatu. Ele ficou esquisito, mas engraçado!”

Theo

“Eu fui mexendo, mexendo, puxando os pontinhos para que o meu tatu pudesse fazer movimentos!”

Cecília

“Eu achei engraçado ver o desenho que eu fiz andando, mexendo o rabo!”

Ryu

“Achei fácil animar o desenho!”

Luca

“O tatu ganhou vida, parecia um desenho que a gente assiste na televisão!”

Matheus G.

“Meu tatu ficou engraçado, virado de cabeça para baixo!”

Matheus S.

“O meu tatu fez vários movimentos!”

Heloísa

“Eu não sabia que dava para fazer o nosso desenho criar movimentos no computador!”

Henrique

“Eu gostei de animar o desenho!”

Manuela

“Quero fazer de novo um desenho para criar outros movimentos!”

Bento

“Eu gostei de ver meu tatu se mexendo!”

Mateus M.

Professora Tanara Gallego