Conhecendo as indumentárias religiosas

As aulas de Ensino Religioso são momentos importantes para reconhecermos a diversidade cultural e religiosa presente em nossa sociedade e no mundo.

Os alunos do 4º ano exploraram diferentes vestimentas sagradas para conhecerem as características e marcas de algumas religiões e com essa atividade descobriram que as roupas usadas por líderes e seguidores de uma tradição religiosa não estão associadas à moda ou a preferências pessoais, elas possuem significados de acordo com as práticas e celebrações nas quais são usadas.

Com esse trabalho os estudantes perceberam que cada roupa é apropriada para um lugar e momento: praia, festa, escola, templo, igreja, sinagoga entre outros e que comunicam valores, crenças, identificando ou diferenciando um grupo. Foi um estudo em que ampliaram o repertório cultural!

Achei importante estudar sobre as indumentárias religiosas, porque assim a gente aprende a respeitar as diferentes religiões e também as diferentes vestimentas sem achar que é estranho.
Rafael Andrade

Estou aprendendo muito com as aulas de Ensino Religioso, porque eu não tinha na outra escola. Sobre o trabalho com as vestimentas gostei bastante, porque eu nunca tinha pesquisado esse assunto e também não tinha feito um desenho assim. Foi muito bom aprender sobre as diferentes roupas usadas nas religiões.
Enzo Lucca Trujilho

Eu achei interessante conhecer sobre as vestimentas religiosas, porque eu não conhecia muito sobre isso e porque é importante para as pessoas manterem a sua religião e respeitarem a religião dos outros.
Helena Marques

Aprendi com essa atividade que cada um usa sua vestimenta de acordo com a religião que pratica. Eu representei um monge budista e gostei bastante de fazer essa atividade. Procurei usar diferentes materiais para criar o meu boneco.
Eduardo Almeida

Eu achei curioso, porque achava que todas as roupas dos praticantes das religiões eram iguais. Também achei interessante a palavra “indumentária”, não conhecia. É bom aprender com as novas experiências.
Pedro Fernandes

Eu achei legal poder fazer as vestimentas com diferentes materiais. Aprender a respeitar as diferenças é bem importante. Eu escolhi o hinduísmo, pois acho muito bonito o jeito que as mulheres se vestem.
Helena Vrisman

Professoras do 4º ano