Conheça o artista | Val Armanelli

As histórias em quadrinhos (HQ’s) ocupam um papel muito importante no processo de letramento. As HQ’s permitem uma perspectiva inter e transdisciplinar, possibilitam ampliar o repertório do educando e exercitar a criação de narrativas, o espírito crítico e a criatividade. Existem HQ’s para todas as idades e gostos, abordando desde temas mais simples até questões complexas que misturam fatos históricos e ficção.

Fazendo parte do projeto Conheça o Artista de 2024 e do Mês Literário, o 5° ano do Ensino Fundamental teve o prazer de receber a ilustradora, quadrinista e professora Val Armanelli. A artista desenha desde criança e assumiu isso como profissão. Ela compartilhou um pouco do processo de criação do livro da sua autoria, Comida de Fada, e o passo a passo de como elaborar uma história em quadrinhos.

Os educandos foram convidados a criar um storyboard a partir de uma premissa simples: como acordaram e chegaram até a escola. Eles poderiam narrar como de fato isso se sucedeu até incorporar elementos ficcionais nas suas histórias. Daí o que parecia banal, ganhou muitas camadas, nas quais narraram ter chegado na escola de asa-delta ou em um carro pilotado por Michael Jackson.

Certamente as crianças, que já gostam e leem HQ’s, tiveram uma nova visão sobre o tema e agora, em sala de aula, vão criar outras histórias, explorando mais recursos narrativos e gráficos que as histórias em quadrinhos permitem.

Thaís Hércules, professora de Arte