













Campanha sobre os 5 erres
Os estudos em Ciências da Natureza, no primeiro semestre do 5º ano, estavam focados em situações cotidianas, explorações sobre desafios da atualidade e como podemos contribuir para a resolução de partes desses problemas.
A partir dos estudos e reflexões sobre os destinos dos resíduos e nossa contribuição cotidiana para a diminuição dos resíduos produzidos, os estudantes do 5º ano foram provocados a pensar em ações cotidianas para, a partir da nossa realidade, contribuir para a destinação correta dos resíduos e rejeitos, repensar nossa forma de consumir e contribuir para a diminuição da utilização dos recursos naturais. As ações pensadas e refletidas culminaram em diversas companhas sobre os 5 erres: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar.
A proposta apresentada para as crianças foi criar uma campanha de conscientização sobre os 5 erres e ações práticas e cotidianas feitas por eles como motivadoras para que outras pessoas também pensem sobre o grande desafio atual de consumo consciente. O objetivo foi alcançado com sucesso e surgiram muitas propostas!
Liliane Oliveira, professora do 5º ano