As brincadeiras e jogos são tradições culturais significativas que oferecem oportunidades valiosas para o desenvolvimento das crianças. A maioria deles promove a interação coletiva, permitindo que diversas habilidades e atitudes sejam cultivadas. Entre essas habilidades destacam-se o desenvolvimento físico, o pensamento criativo, a capacidade de justificar escolhas, o respeito às regras e combinados, a prática da escuta ativa, a compreensão do espaço e a empatia.
É essencial que as brincadeiras e jogos sejam repetidos diversas vezes na prática. Essa repetição permite que as crianças internalizem as regras, compreendam os conceitos matemáticos envolvidos e aprimorem a coordenação motora.
Com base nessa compreensão, os alunos do 1º ano B foram convidados a investigar com suas famílias algumas brincadeiras tradicionais que seus pais praticavam na infância. Em sala de aula, compartilharam suas descobertas e discutiram as regras desses jogos, preparando-se assim para vivenciar momentos de diversão e aprendizado durante as atividades escolares.
Durante essa pesquisa fizeram várias descobertas interessantes. Por exemplo, constataram que muitas brincadeiras antigas continuam populares nos dias de hoje, como a Amarelinha – também conhecida como Pular Maré, Batata Quente, Barra Manteiga e Pular Elástico.
Que tal explorarmos juntos alguns registros desses momentos?
Flávia Ferreira, professora
Anyelli Samira Fernandes, assistente