Uma das nossas aulas de Ciências da Natureza teve um “sabor especial”. Contamos com a presença de um chef da GRSA, Bruno Peralta, que ressaltou a importância de reconhecer e aproveitar os alimentos de maneira integral, tornando parte dos alimentos que geralmente são desperdiçadas em uma receita saborosa e nutritiva. Cascas como as da cenoura e talos como os da couve e da salsinha tiveram um outro destino, foram transformados em alimento.
Os alunos do 5º ano relembraram o estudo sobre o processamento dos alimentos e identificaram cada ingrediente utilizado na receita, os categorizando em in natura ou processados. Utilizar os alimentos com as cascas e os talos potencializou a aprendizagem.
Essa aula foi a última etapa do projeto sobre alimentação e hábitos saudáveis que contou anteriormente com a presença da nutricionista da GRSA, Carla Dutra, que realizou duas palestras para os alunos: “Processamento de alimentos” e “Utilização integral e desperdício de alimentos no Brasil e no mundo”.
Ao final da aula os alunos saborearam e se surpreenderam com o sabor da torta de talos. Como aprendizagem refletiram sobre o aproveitamento integral dos alimentos e sobre a importância de inserir partes como cascas e talos na rotina alimentar, cuidando da nossa saúde e do combate ao desperdício que é uma constante na mesa dos brasileiros.
“Saboreiem” as fotos e os depoimentos dos alunos do 5º ano.
Professoras Mirella Santos e Vânia Stella Abrantes
“Adorei a receita, achei muito boa, com ingredientes saudáveis! Vou fazer em casa!”
Rafael Ortlepp – 5º ano A
“A aula foi interessante e eu achei legal que ele nos deixou colocar os ingredientes. Deu para aprender que resíduos como a casca da cenoura podem ser usados.”
Pedro Menezes – 5º ano B
“Eu achei muito interessantes as aulas com a nutricionista da GRSA porque ela ensinou coisas muito importantes como ler o rótulo de embalagens e sobre a agenda 2030 com vários objetivos propostos pela ONU para serem cumpridos até essa data. Na aula do chef Bruno eu aprendi uma receita em que podemos usar ingredientes que seriam descartados. Além de ser uma receita saudável é uma receita boa.”
Enzo Akira – 5º ano C
“Eu gostei muito das aulas com a nutricionista, pois ela trouxe elementos e curiosidades sobre como ter uma alimentação saudável e algumas coisas que eu não sabia. Com o chef nós fizemos uma receita super diferente de uma torta utilizando cascas de alimentos. Achei legal e divertido.”
Maria Fernanda Hidalgo – 5º ano D
“Fazer uma aula com uma nutricionista foi uma experiência muito boa. Ela ensinou a diferença entre os alimentos in natura, processados e ultraprocessados. Ensinou também como ler os rótulos, sobre o desperdício de comida e comentou sobre a agenda de 2030. Gostei muito de aprender a ler os rótulos, pois é útil, fiquei uma semana lendo. E o mais interessante foi na cozinha, que fizemos uma torta! Foi uma das melhores aprendizagens de Ciências.”
Felipe Fornazier – 5º ano E
“A aula na cozinha foi divertida e muito interessante, pois aprendemos como fazer uma receita utilizando comidas que iríamos jogar fora, como os talos de salsinha. Foi muito diferente pois veio um chef de fora apenas para nos ensinar. Colocamos em prática tudo o que estudamos sobre o reaproveitamento de alimentos e fomos a um ambiente que não vamos muito. Em geral foi muito legal e delicioso!”
Bianca Maia – 5º ano F