A potência da criança
O ano iniciou e muitos contextos investigativos foram pensados e organizados com o intuito de acolher as crianças e ambientar a sala de aula, favorecendo a aprendizagem diante dos objetivos do 1º bimestre dessa nova etapa escolar.
Nos diversos contextos e situações propostas, as crianças exploraram, investigaram, perguntaram e construíram teorias provisórias que aos poucos foram se consolidando em novas aprendizagens.
Nomear e identificar órgãos do corpo humano pode parecer assunto de gente grande, mas o 1º ano A demonstrou com clareza que criança também entende do nosso sistema corporal.
Os bebês ainda não têm memória porque Jesus ainda está criando na cabeça deles.
Enzo
O nosso coração é muito importante porque ele espalha o sangue para todo o nosso corpo.
Bernardo Berini
A gente tem sangue no corpo inteiro, por isso a gente é molinho. Se a gente não tivesse sangue no corpo seríamos duros e não daria para abraçar.
Luca
O coração não tem esse formato, ele é oval!
Heitor Baba
No intestino fica o cocô.
Clara
E o nosso xixi fica na bexiga.
Heitor Giesen
Os rins limpam tudo e aí sai o xixi. Sabia que o rim é conhecido como feijão?
Helena Peixoto
Esse caninho branco aqui que vem até o nariz faz a gente respirar. Se ele quebrar a gente não consegue respirar. O pulmão fica batendo para a gente respirar, esse caninho é muito sensível.
Enzo
Eu já fiz um raio x no pulmão, porque eu estava tossindo muito.
Helena Peixoto
Observar a realidade que as cerca, explorar por meio dos inúmeros sentidos, questionar e compartilhar o que pensam são princípios do pensamento científico que as crianças praticam brilhantemente quando desafiadas em seu cotidiano.
Thaís Paiva, professora do 1º ano A
Raquel Lima, técnica de laboratório
Alexandre Scarlato, assistente de classe