Como é produzida a imagem em movimento no cinema?
Essa foi uma pergunta norteadora para a atividade do 5° ano. O ser humano, ao longo de sua história, buscou maneiras de representar a ideia de movimento. Mas foi apenas no século XIX que os avanços tecnológicos permitiram o surgimento de uma nova linguagem artística – o cinema.
O flipbook é considerado o tataravô do cinema. Bastante popular na virada do século XIX para o XX, é uma sequência de desenhos feitos quadro a quadro que, quando manuseados, dão a impressão de movimento. Como o olho humano não capta a passagem de um quadro para outro quando colocado em velocidade, acaba-se por criar uma impressão de que a imagem está em movimento.
O flipbook é um recurso que, quando usado na escola, ajuda a compreender como funciona o cinema, o cinema de animação e a desenvolver narrativas simples usando o desenho. Com um bloco de post-it, um lápis grafite e a imaginação, os educandos foram convidados a criar sequências de movimento. Ideias aparentemente simples, como o nascimento de uma planta, o voo de uma borboleta ou a chegada de uma nuvem carregada de chuva mostram o quanto a criação de um flipbook é engenhosa por lidar com habilidades de criação na linguagem audiovisual.
Professora Thaís Hércules