“A avaliação da aprendizagem pressupõe uma ação avaliativa na diversidade da sala de aula e desenvolvida como um processo relacional, caracterizando-se pela multiplicidade de processos avaliativos e pela valorização da capacidade de expressão por meio de linguagens diversificadas.”
Projeto Educativo Colégio Emilie de Villeneuve (2017-2021), p. 18.
Considerando que a função social da escrita é a comunicação, a aprendizagem da gramática, como convenção da língua portuguesa, é muito importante.
Este é um dos objetivos do 4º ano e, portanto, os alunos aprenderam a localizar a sílaba tônica das palavras e a classificá-las de acordo com a posição em que se encontram, habilidade fundamental para que compreendam as regras de acentuação.
Com o objetivo de sondar as aprendizagens referentes ao conteúdo estudado, percorreram estações de trabalho, realizando alguns desafios.
As atividades, em diferentes linguagens, foram planejadas para que pudessem constatar os conhecimentos construídos e as necessidades de investimento, para que avancem em seus processos de aprendizagem.
Assim, individualmente e em grupo, resolveram exercícios com materiais concretos, participaram de jogos online, formaram palavras a partir de sílabas e muito mais.
Foi um momento muito divertido, que possibilitou a autoavaliação dos estudantes e a avaliação da professora, com um olhar cuidadoso e atento aos avanços e necessidades de cada um.
Professoras Ana Paula Jorge e Mirella Santos