As crianças vivem inseridas em diferentes espaços, com diferentes dimensões, em um mundo constituído por diversas atividades socioculturais. Nesses espaços em que elas habitam com suas famílias, como shoppings, mercados, bancos, cinemas, teatros, entre outros, elas se deparam com muitos conhecimentos que vão aguçando a curiosidade para desvendar os mistérios desse mundo.
Uma brincadeira com cédulas de dinheiro de papel promoveu experiências em que as crianças puderam fazer observações, manipular valores, investigar e explorar a finalidade do seu uso levantando diferentes hipóteses. Surgiu então a proposta de criar um mercado para fazer uso desse dinheiro.
As crianças escolheram o nome do mercado com uma votação, realizaram o levantamento dos setores e produziram as placas de identificação para separar os produtos de acordo com suas finalidades.
Desta forma o Infantil III pôde se aproximar das características do sistema escrito de numeração, compreendendo suas propriedades e construindo uma representação conceitual sobre ele.