The context of the day is to draw a friend and we choose to do it outdoors, in our backyard. Children are surprised with the materials offered and the organization of the space: there are some transparent panels – what can we create with them?
At the circle, the materials are explored and the fun starts. The transparency of the sheets allows children to look through it and it becomes a screen that creates an observational focus on what fits to that screen, like a photographer that captures moments that screens a piece of reality with its lens.
As they sit one in front of the other, they focus their eyes on the friends’ faces and start to represent what they see on the transparent sheet. The children observe the lines on the friends’ faces and as they do it, they transform the experience into knowledge. The more they observe, the more they see details and each other’s characteristics. They get to know their faces better and explore notions such as size. The distance between the eyes, the length of the nose, the thickness of the lips – it is possible to take time to see the singularities, know oneself and know the other. This is a time of pleasure and fun and it also allows children to access their right to relate to their friends, to develop tracing and to explore mathematical ideas.
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Desenhando o meu amigo
A proposta para o dia é o desenho do rosto do amigo e escolhemos fazê-lo ao ar livre, na varanda. As crianças se surpreendem com os materiais oferecidos e com a organização do espaço: há anteparos transparentes – o que se pode criar com eles?
Na roda, os materiais são explorados e a diversão já começa ali mesmo. A transparência do acetato permite que as crianças enxerguem através dele e dentro deste “recorte” eles aprofundam a observação do que se encaixa ali, como um fotógrafo que captura os momentos através de sua lente.
Ao se sentarem uns de frente para os outros, eles focam o olhar no rosto do outro e começam a traçar uma representação gráfica do rosto dos colegas. As crianças observam bem as linhas do rosto do outro e ao fazerem isto eles transformam a experiência em conhecimento. Quanto mais observam, mais se atentam aos detalhes e características de cada um. As crianças conhecem melhor as partes do rosto e exploram noções de espaço e tamanho. A distância entre os olhos, o comprimento do nariz, a espessura dos lábios – é possível deter-se nas singularidades, conhecer a si mesmo ao conhecer o outro. Além deste momento proporcionar uma experiência de prazer e diversão, permite às crianças aproximarem-se de direitos de aprender como relacionar-se com amigos, de desenvolver o traçado e de explorar ideias matemáticas.
Bruna Batilan e Maria Paula Maluf
Assistente de classe e professora do Preschool 3