As crianças do Preschool 2 e Infantil II foram selecionadas para participar de um projeto nacional chamado “Caixa da Natureza”, em parceria com o programa Ser criança é Natural, a fim de vivenciarem descobertas e brincarem com e na natureza que nos cerca, explorando novos vínculos com o território que ocupamos.
Este foi um processo que transformou o nosso olhar sobre o meio que habitamos ao possibilitar a ampliação do repertório sobre a natureza e diversidade dos elementos naturais dentro e fora do contexto escolar. A partir dessas vivências, tivemos a oportunidade de compartilhar um pouco das nossas riquezas naturais ao enviar para um grupo de crianças de outra região do Brasil uma caixa com experiências que vivemos e receber também uma nova caixa, com mensagens e novas brincadeiras, conhecendo novos lugares e culturas, vinculados ao aprender com a natureza e à função social do Correios, estabelecimento que nos auxiliou nesse trajeto.
Recebemos grandes possibilidades para brincar, como o jogo da velha feito de pedrinhas, a releitura de pontos turísticos do Espírito Santo com folhas, propostas com os 4 elementos da natureza de um grupo da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, e documentações do processo de construção da caixa recebida do estado do Paraná.
Foi uma experiência de muita brincadeira entre as crianças do Infantil II e Preschool 2, descobertas, curiosidades que só um projeto coletivo pode proporcionar. Nossas caixas foram só o começo dessa nova ideia de brincar com elementos da natureza e suas possibilidades infinitas.
Nature Box
Preschool 2 and Infantil II children were selected to join in a national project called “Nature Box”, in partnership with the project “Ser Criança é Natural“, in order to experience discoveries and for children to explore nature play in the surroundings, as well as to make new connections in the territory they occupy.
This was a process that transformed our view of the environment we live in by broadening our repertoire about what we know about nature and the diversity of natural elements both inside and outside the school context. From these experiences on, we had the opportunity to share some of our natural treasures when we sent to a group of children from another region of Brazil a box containing experiences we had lived through, and also received a new box with messages and games, getting to know places and cultures, linked to learning about nature and the social function of the Post Office, a public department that helped us on this journey.
We received great possibilities to play with, such as a tic-tac-toe game made out of stones, the rereading of tourist spots from Espírito Santo using leaves, proposals with the four elements of nature for the play of the little ones from a group from the city of Canela, in Rio Grande do Sul, and documentations of the construction process of the box received from the state of Paraná.
It was an experience with lots of play among children from Infantil II and Preschool 2, discoveries and curiosities that only a collective project can provide. Our boxes were just the beginning of this new idea of playing with nature elements and it’s endless possibilities.
Professoras Amanda Silva, Idalina Ana Pinheiro e Fernanda Barbosa